Seminário discute o cinema e o soft power no contexto dos BRICS

Entre os dias 27 e 28 de outubro, será realizado o seminário internacional Cinema, Soft Power e os BRICS, dentro da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O encontro reunirá autoridades, gestores, realizadores e pesquisadores do audiovisual do Brasil, da China, da Índia, da Rússia e da África do Sul com o objetivo de aproximar as iniciativas e impulsionar as políticas públicas entre os países para estimular o intercâmbio econômico e criativo. Também se propõe a compreender e a comparar como as chamadas potências emergentes adotam, adaptam ou culturalmente reinventam e localizam o soft power para realizar suas próprias ambições estratégicas. Ao longo do evento, também está prevista uma mostra de filmes BRICS, além de debates e palestras.

O seminário é uma realização da Universidade de Leeds (Inglaterra) em parceria com o Instituto Iniciativa Cultural e com a Spcine. Após a cerimônia de abertura – que ocorrerá no Caixa Belas Artes e deverá contar com a presença do diretor-presidente da Spcine, Alfredo Manevy, da diretora da Agência Nacional do Cinema Débora Ivanov, além de representantes da Apex-Brasil e do Itamaraty –, haverá um painel sobre as indústrias cinematográficas da Rússia e da China. Nessa mesa, serão apresentadas as especificidades de cada mercado e também os mecanismos de coprodução, bem como casos de filmes realizados entre produtores brasileiros, russos e chineses. Da mesma forma, será relatada a experiência da Spcine na articulação do projeto que vai promover a circulação de obras paulistas nesses países por meio de um memorando de codistribuição.

No mesmo dia, à tarde, será a vez da mesa de debates sobre a produção de filmes na Índia e na África do Sul. Para este painel, já está confirmada a presença de Rachel Dwyer, professora da Universidade de Londres e especialista em cinema indiano; Paul Cooke, professor da Universidade de Leeds e pesquisador de cinema sul-africano; e Shobhan Saxena, crítico de cinema e jornalista do Times of India, em São Paulo, dentre outros. Na sequência, ocorrerá o lançamento do livro "Cinema Brasileiro e Coprodução Internacional", de Dácia Ibiapina e Flávia Rocha.

Na programação do segundo dia, pela manhã, o evento será focado no encontro dos convidados internacionais dos cinco países com os gestores da Spcine. A proposta é discutir ações e políticas para aperfeiçoar o intercâmbio, concretizar parcerias para a coprodução e codistribuição de obras, exibição dos filmes em salas de cinema dos respectivos circuitos, assim como a oferta de serviços para o audiovisual e os incentivos fiscais para atrair as produções.

Já no período da tarde, haverá uma mesa de debates entre os pesquisadores que estudam o mercado audiovisual no âmbito dos BRICS e os convidados nacionais. Dentre os confirmados, estão os professores Stephanie Dennison, Paul Cooke, Vlad Strukov e Rachel Dwyer. Do lado brasileiro, estarão presentes Debora Ivanov (Ancine), Alessandra Meleiro (Universidade Federal de São Carlos), Ciro Dias e Sergio Siscaro (Imagem Corporativa), Eric Klug (British Council Brasil) e Florência Costa (jornalista).

Serviço
Cinema, Soft Power e BRICS – Seminário Internacional
Quando: 27 e 28 de outubro de 2016
Onde: São Paulo/SP
Programação
Inscrições gratuitas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui