Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Abertura do Lanterna Mágica tem exibição da animação nacional “Bizarros Peixes das...

Abertura do Lanterna Mágica tem exibição da animação nacional “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, de Marão

Camila Nunes, idealizadora do Lanterna Mágica (Foto: Divulgação)

Na noite da última terça-feira, dia 19 de março, aconteceu em Goiânia (GO) a abertura da 6ª edição do Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação, que segue com a programação até domingo, 24. No CineX, cinema localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), Wadih Elkadi, produtor do evento, e Camila Nunes, idealizadora e diretora, agradeceram aos presentes e aos apoiadores e apresentaram algumas informações sobre a edição de 2024 do festival. 

“É muito bom ver essa sala de cinema cheia. O Lanterna Mágica foi viabilizado através de três leis: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e a Lei Goyazes. Tínhamos programado o festival para o final do semestre passado – mas, por questões pessoais, passamos para este ano. O que foi bom, porque nos permitiu acessar os recursos da Lei Goyazes e isso possibilitou a vinda dos realizadores, da imprensa e dos nossos mais de 40 convidados. Graças a esse período que ‘perdemos’, acabamos ganhando”, declarou Wadih Elkadi. 

“O Festival deste ano é um passo importante e especial para nós. Estamos produzindo o evento desde o ano passado e tivemos que adiar. Foi um período que exigiu paciência e compreensão. É muito significativo ver todos aqui, na sala de cinema”, disse Camila Nunes. A diretora aproveitou ainda para apresentar brevemente a programação dos próximos dias – que inclui o braço de mercado do Festival, o Lanterna Film Market – e para destacar atividades como as sessões infantis para as escolas, que acontecem diariamente, de manhã e de tarde, e que costumam receber crianças que estão indo ao cinema pela primeira vez na vida. 

A sessão de abertura exibiu o longa convidado “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, que tem direção e roteiro de Marão. O filme, que conta com distribuição da Sessão Vitrine Petrobras em parceria com a Boulevard Filmes, estreou em 25 de janeiro deste ano nos cinemas do País e, em maio, estará nos Prêmios Quirino, em Tenerife, na Espanha, premiação focada em produções televisas, longas e curtas de animações ibero-americanas. A obra concorre na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação e é a única brasileira entre as indicadas.

A animação conta com as vozes de Natália Lage, Rodrigo Santoro e Guilherme Briggs. A trama acompanha três personagens em uma jornada até as profundezas do oceano: uma mulher com superpoderes excêntricos, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica. 

O filme fez uma boa trajetória em festivais internacionais e nacionais. A obra recebeu Menção Honrosa dentro da Première Brasil – Novos Rumos no Festival do Rio, o prêmio deMelhor Longa pelo Júri Popular do MONSTRA Festival, em Lisboa, e fez parte da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana (CUBA) e da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

O Lanterna Mágica atualmente é uma realização de Camila Nunes, produtora audiovisual, e da produtora goiana Baloo Filmes. Toda a programação do evento é gratuita, incluindo as sessões de cinema. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile