Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Curta brasileiro dos roteiristas da Farra estreia em festival de cinema em...

Curta brasileiro dos roteiristas da Farra estreia em festival de cinema em Portugal

“Tem um novo milionário em Brodowski” (Foto: Divulgação)

O novo curta-metragem dos roteiristas da Farra, Gui Cintra (“Vidente por Acidente” e “Desejos S.A.”) e Rodrigo Moura (“Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo”), estreia nesta quinta-feira, dia 9 de maio, no FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que acontece em Lisboa. Com direção de Gabriel Manso (“Purgatório” e “Última Coisa que Diria a Você”), “Tem um novo milionário em Brodowski” trata de obsessão com humor e drama.

O roteirista Gui Cintra sofre com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), o que serviu de inspiração para a trama protagonizada por Guilherme Ródio. Na história, após descobrir que o ganhador da loteria acumulada é da mesma cidade que a sua, a pequena Brodowski, o obsessivo Cristóvão entra na paranoia de ter conferido os números errado e jogado fora por engano o bilhete premiado. Além de Ródio, Juliana Garcia interpreta Laura, Mateus Souza é Veloso e Vanessa Prieto faz uma participação especial como Delegada. Nani Porto e Vitor Moresco são responsáveis pela narração.

“Tenho TOC, e minha obsessão está muito relacionada a ficar revisando coisas. Inclusive, sou roteirista também. Não é fácil ser um roteirista com TOC, porque você fica revisando o mesmo roteiro várias vezes, para garantir que ele não tenha nenhum erro”, conta Cintra com exclusividade para TELA VIVA. 

“Quando comecei a entender melhor esse sentimento, as suas causas, vi como ele podia ser poderoso para ser emprestado ao personagem. É muito real essa desconfiança de precisar checar as coisas sempre. A ideia para o protagonista era justamente acessar diretamente esse sentimento angustiante de ‘será que conferi errado os números da loteria e joguei fora o bilhete?’. Ganhar o prêmio mudaria a vida dele para sempre”, explica. “Exageramos as situações no curta, mas o sentimento que passo é o mesmo. Ficar imaginando os desdobramentos de maneira obsessiva, leva a imaginação para longe. Foi interessante conseguir emprestar essa condição para um personagem. Espero que as pessoas que vejam o filme consigam entender e comprar um pouco esse sentimento”, completa. 

O diretor Gabriel Manso, por sua vez, explica que é possível perceber o tom irônico do filme logo de cara. “Não distinguir muito bem o local que a história ocupa no tempo-espaço contrasta com a modernidade da estética criada. A fotografia plástica e a direção de arte pontualmente provocante são peças-chaves na compreensão do filme. O conceito escolhido é difícil de defender em uma locação qualquer e, por isso, a pesquisa de locação foi também uma das partes de maior atenção e firmeza na hora da definição dos quadros”, revela. 

“Tem um novo milionário em Brodowski” é uma coprodução Cabanagem Filmes e Farra em parceria com Sweet Filmes e Paradigma. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile