Sertões 2021 chega ao fim com inovações em tecnologia e conectividade

Na era da conectividade, o maior rally das Américas vira referência. Pela primeira vez na história, o Sertões transmite programas e boletins ao vivo direto das trilhas, que ficam em lugares inóspitos, através de uma parceria inédita fechada com a LiveSports, empresa de streaming e desenvolvimento de conteúdo, que coordena as transmissões e produz os boletins diários durante os dez dias da prova. O evento chega ao fim neste domingo, dia 22 de agosto.

Para isso ser possível, o Sertões conta com três links de internet via satélite by HughesNet. A tecnologia é satelital, com soluções de dispositivo na nuvem, que permitem gerenciamento rápido e eficaz do conteúdo digital que está sendo gerado – especialmente imagens com conexão dedicada de alta velocidade a Internet, em qualquer ponto geográfico do trecho cronometrado. 

Além de levar a competição para os consumidores por meio de transmissões, outro desafio é conectar todas as áreas do evento. Para atender essa demanda, a Dunas Race – organizadora do Sertões – construiu a Rede Sertões Digital (infra de rede), que oferece suporte para transmissão de informações da organização de prova (equipe técnica), cronometragem, imprensa, imagens ao vivo e suporte aos competidores. 

Isso é feito com o apoio da HughesNet e da Go2next, que desenhou a arquitetura de solução, distribuição e gerenciamento da rede de dados e segurança. Nas trilhas, o Sertões conta com links de satélite de banda Ka e Ku (tipo de comunicação/frequência); além de fibra ótica em todas as Vilas Sertões.

E uma solução está interligada com outra. Para manter a Rede Sertões Digital (velocidade de link, transmissão, usuários conectados etc.) em constante funcionamento existe o NOC – Network Operations Center – que mantém o ambiente operacional de TI o mais estável possível. 

Este ambiente previne problemas que possam interferir na continuidade do evento, ou seja: hardwares, sistemas, aplicativos, dispositivos de rede, links de internet e todos os indicadores de Tecnologia da Informação são constantemente monitorados e, de forma antecipada, geram alarmes personalizados. 

O objetivo do NOC é melhorar a experiência dos diferentes perfis de usuários do Sertões (cerca de 1.500 pessoas), que querem ter um bom acesso, em alta velocidade e com segurança. 

Modernização da Vila Sertões 

Em 2021, o complexo intolerante Vila Sertões traz uma novidade: a Sala de Inteligência, com três TVs que mostram os resultados do dia e ordem de largada da etapa seguinte. As TVs transformaram-se no novo mural da secretaria de prova, diminuindo o consumo de papel e trazendo o clima de modernidade. O objetivo é maximizar as políticas de sustentabilidade e reduzir a emissão de CO2. 

Outra TV traz imagens em tempo real da localização dos competidores em todo o trecho da etapa, o que permite total controle da competição e assistência em qualquer eventualidade. Esse rastreamento é possível graças ao STELLA, um dispositivo fixo ao veículo durante todo o Sertões (uma espécie de GPS). Além disso, o STELLA auxilia nas ultrapassagens, emitindo um sinal de alerta sonoro para o competidor, como aviso de que o adversário está se aproximando e precisa de passagem. Esse alerta começa a ser emitido com 600 metros de distância entre os veículos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui