Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) “Fantástico”, da TV Globo, celebra 2500 edições no ar com nova abertura

“Fantástico”, da TV Globo, celebra 2500 edições no ar com nova abertura

nova abertur do Fantástico

Marca registrada de sua evolução, o “Fantástico” sempre teve em sua história inovadoras e notáveis aberturas. E, para comemorar a edição de número 2500, o “Show da Vida” apresentou uma nova abertura no último domingo, 19. Desta vez, aos quatro elementos da natureza, ar, terra, água e fogo – já herança do programa e de sua história na TV – soma-se um quinto: dados transformados em arte e movimento. A narrativa inclui tecnologia de ponta usada na indústria cinematográfica mundial e lança um olhar contemporâneo para o mundo, dialogando com o legado de vanguarda, arte e inovação, que sempre deram o tom das aberturas do dominical. 

O processo de criação contou com elementos gráficos e técnicas de efeitos visuais. Foram aplicadas soluções como fotogrametria, motion captureque permitiu integrar os bailarinos e toda a coreografia com os movimentos dos grafismos representando os quatro elementos da natureza – e ainda um processo chamado rotomation, que ajusta o movimento 3D quadro a quadro, trazendo realismo a todas as cenas. 

Já a trilha sonora, que evoca a força do coletivo, mantém a essência original, porém com novos arranjos, incluindo elementos sonoros orgânicos, como barulhos com os pés e com as mãos. Toda essa cadência se encontra com a coreografia, que com os movimentos corporais ritmados, cria gatilhos para que o cenário se envolva com conceitos abstratos de ar, terra, água e fogo. A dança é um elemento central, que conversa com o histórico do programa. Para a coreografia, foram trazidos de ritmos clássicos a contemporâneos, que misturam danças africanas, hip hop e dança urbana. Também foi lançado um olhar especial para a seleção dos bailarinos, formando um corpo de baile diverso e representativo. Para o figurino, foram usados tecidos aderentes e tons neutros, para que os movimentos se sobressaíssem e cores fossem aplicadas durante a pós-produção. 

O trabalho tem direção geral de Ricardo Moyano e Christiano Calvet, da TV Globo, com direção de cena da dupla Tomat, da Zohar (composta por Tomas Salles e Mateus Araujo). A pós produção foi realizada pela Fullframe.

Assista ao making of da nova abertura: 

Um desafio de dança nas redes sociais da Globo também está no ar com o propósito de estimular o público a fazer os passos dos bailarinos a partir de um tutorial. A edição especial de 2500 do programa ainda contou com uma série de novidades que envolveu um quadro com o médico Dr. Drauzio Varella, intervenções com ilusionistas e reportagens especiais, entre outras atrações. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile