A partir desta quarta-feira, dia 20 de outubro, o Cine Marquise, na Avenida Paulista, em São Paulo, está oficialmente de portas abertas. Nesta semana, o espaço recebeu a imprensa para uma coletiva de apresentação. Na ocasião, estavam presentes Marcelo J. Lima, CEO da Tonks, empresa responsável pela administração do espaço, e os representantes dos patrocinadores: Kelly Marques, gerente de engajamento da Sabesp, e Mario Luiz do Nascimento Oliveira, gerente de comunicação da EMAE. Também patrocinador do cinema, o Globoplay participou remotamente do evento com um vídeo de Ana Carolina Lima, head de conteúdo da plataforma. “Essa parceria é super importante pra gente. Eu acho que só vem reforçar quanto o cinema é importante de uma maneira geral pro Brasil e para os brasileiros. Nós, do Globoplay, estamos fazendo um esforço enorme para trazer os melhores filmes do cinema nacional. Recentemente, fizemos campanha para ressaltar essa importância do cinema. Desejo que a gente tenha uma longa parceria”, disse a head da plataforma de streaming da Globo.
“Essa reabertura só foi possível com o apoio de parceiros essenciais e dos nossos patrocinadores. Para mim, que tenho uma história pessoal muito forte com o cinema, é uma emoção muito grande assumir esse espaço. A oportunidade de assumir esse cinema histórico apareceu no meio da pandemia e, desde então, trabalhamos muito para tornar esse sonho possível”, declarou Lima.
O cinema
O espaço conta agora com a Sala Globoplay 1, com capacidade para 370 lugares, sistema de som Dolby Atmos com 48 canais de áudio e 16 caixas de som posicionadas no teto. As poltronas semi vips foram fabricadas especialmente para o cinema, também na opção chaise compartilhada. A sala Globoplay 2 possui 96 lugares com os mesmos tipos de poltronas.
O Cine Marquise pretende que os espaços sejam utilizados para eventos fora dos horários de funcionamento da programação, contribuindo para a renda do cinema e também servido de espaço para formação e capacitação de profissionais do mercado audiovisual. “Gostaria que, futuramente, profissionais de som e imagem usem o espaço para finalização de obras audiovisuais”, acrescentou o CEO da Tonks. Pré-estreias, coletivas de imprensa e eventos promovidos pelos próprios patrocinadores também estão no calendário. Além disso, há um interesse pelos eventos de e-Sports. “A sala está preparada. Estamos em conversas com produtoras para realizarmos esse tipo de evento. O que mais queremos é que esse espaço seja ocupado de manhã, tarde e noite e tenha esse multiuso”, reforçou Lima.
Na entrada do cinema, está a cafeteria Cheirin Bão, franquia mineira em funcionamento desde fevereiro e que conta com cafés especiais, com grãos moídos e coados na hora. No lobby está o Espaço Sabesp, que exibirá as ações da Sabesp na área cultural. A Sabesp também assina a vinheta de segurança do cinema, desenvolvida em animação.
O Cine Marquise não terá uma bilheteria física. O público pode adquirir os ingressos de forma online, na cafeteria do cinema ou na bomboniere. Esta fica localizada ao lado da sala Globoplay 1 e trará, entre os quitutes tradicionais como pipoca e doces, cervejas artesanais da cervejaria paulistana Tarantino, que poderá ser adquirida em forma de combo com pipoca e consumida dentro da sala.
Programação
“Muitas distribuidoras ainda estão segurando lançamentos por conta da pandemia então, para nós, conseguir desenhar a real programação foi complexo. Enquanto isso, vamos trabalhar na linha do sofisticado. Não teremos filmes de super-heróis ou aqueles extremamente blockbusters. Preferimos filmes que façam as pessoas pensarem. Não vamos abrir mão de exibir um ‘Matrix’, mas temos previstas as exibições de ‘Marighella’ e ‘When In Venice’, por exemplo. Vamos exibir indicados ao Oscar e selecionados para grandes festivais. Mas a programação dos filmes é um quebra-cabeças divertido e desafiador. É sempre o maior desafio de qualquer cinema”, analisou Lima.
A partir desta quarta, 20, o Cine Marquise recebe o público com a programação da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo na Sala Globoplay 1 e, no dia 21, quinta, com a programação comercial na Sala Globoplay 2.
Entre os destaques da programação da 45ª Mostra Internacional de Cinema para essa primeira semana, estão o aguardado “Noite Passada Em Soho”, de Edgar Wright, exibido no Festival de Veneza deste ano; o longa brasileiro “Marinheiro das Montanhas”, de Karim Aïnouz; o sul coreano “Introdução”, de Hong SangSoo, prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Berlim em 2021; o iraniano “Um Herói”, de Asghar Farhadi; e “Max Pode Esperar”, do premiado diretor italiano Marco Bellocchio.
Já aSala Globoplay 2 recebe “Duna”, dirigido por Denis Villeneuve. A refilmagem do clássico da ficção científica traz Timothée Chalamet e Zendaya no elenco e foi exibido no Festival de Veneza. A outra estreia da semana é o longa francês “Sob as Escadas de Paris”, de Claus Drexel que narra o delicado encontro de uma moradora de rua que encontra uma criança refugiada nas ruas de Paris.
Protocolos
Além do uso obrigatório de máscaras e distanciamento, haverá a exigência de apresentação do comprovante de vacinação – inicialmente, apenas durante a programação da Mostra de São Paulo. Depois, o Cine Marquise não seguirá com essa obrigatoriedade.
A sala Globoplay 1, cuja capacidade é de 370 lugares, está operando com 50% da ocupação total e, segundo Lima, isso será mantido por tempo indeterminado.
Ingressos
Os preços variam dependendo do dia mas, aos finais de semana, o valor é de R$38 a inteira – na chaise, sobe para R$48. Mostras também possuem valor diferenciado. Com a apresentação da conta de água da Sabesp, paga-se meia entrada (apenas para o titular da conta; a checagem para o benefício é feita por meio do RGI, dado presente na conta de água).