Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Jovem Pan estreia canal de notícias na TV com programação de jornalismo,...

Jovem Pan estreia canal de notícias na TV com programação de jornalismo, esporte e entretenimento

Na noite desta quarta-feira, 20 de outubro, foi realizada a coletiva de imprensa de lançamento do Jovem Pan News, novo canal da TV por assinatura comandado pelo Grupo Jovem Pan. Com estreia marcada para a próxima quarta, 27, às 6h, o canal trará uma programação 24 horas, com conteúdos de jornalismo, esporte e entretenimento. O lançamento será nas operadoras de TV por assinatura, na frequência 581 do Vivo Play – plataforma de TV por assinatura da Vivo, 576 da Sky e no aplicativo de streaming DirecTV Go. A chegada na Oi Play está prevista até o final deste mês. Além disso, o canal será transmitido nas antenas parabólicas, canal 7, e no Panflix, o aplicativo de streaming da Jovem Pan. E segundo a empresa, até o fim deste ano ela estará nas cinco principais operadoras da TV por assinatura. 

Tutinha Carvalho, presidente do Grupo, abriu o evento relembrando a história da Jovem Pan e apresentando alguns números de audiência. O executivo afirmou que a ideia começou a tomar forma em abril, durante uma viagem sua a Nova York: “Lá, fui a uma loja de eletrônicos e comprei uma câmera robótica. Colocamos no estúdio e os resultados de audiência começaram a subir. Então, pensei, ‘por que não montar uma TV digital?’. A audiência seguiu crescendo e, hoje, a Jovem Pan digital tem quase 400 milhões de page views por mês e 35 milhões de unique visitors. O próximo passo natural, como gostamos de um desafio, é montar a TV”. 

Para a viabilizar o projeto, a Jovem Pan montou dois estúdios para a TV, aumentando a capacidade do grupo para seis estúdios. Além disso, contratou profissionais renomados no mercado para pilotar essa nova empreitada, como os jornalistas Humberto Candil, que lidera o projeto desde o início; Mariana Ferreira, que chegou para ocupar o cargo de editora-chefe do canal; e Marco Túlio, para ocupar a chefia de redação, além de vários repórteres e alguns apresentadores para os programas jornalísticos que serão lançados em breve.

Humberto Candil é o diretor geral de jornalismo da JP News

Programação 

A cobertura terá como principais atributos agilidade e objetividade, características da linguagem do rádio, liderados por um time de comentaristas e especialistas nos mais diversos temas para a cobertura de notícias do Brasil e do mundo. A robusta programação da TV Jovem Pan News inicia com o já tradicional programa jornalístico“Jornal da Manhã”, que mantém umas das maiores audiências da programação diária do grupo. Também estarão na grade “Os Pingos Nos Is”, “Três em Um” e “Direto ao Ponto”, além de programas de entretenimento como “Morning Show”, “Pânico” e “Mulheres Positivas”. “Esses conteúdos migram para a televisão do jeito que estão hoje. Isso porque não se abre mão do que dá certo. São programas que têm níveis de audiência invejáveis. Não somos loucos de mexer neles, não começamos ontem. Decidimos mantê-los até porque a audiência nos criticaria muito se tirássemos”, contou Humberto Candil, diretor geral de Jornalismo do canal. 

Para além das atrações já consagradas da grade, a TV estreia com programas exclusivos. A lista conta com atrações jornalísticas como “Poder”, com José Maria Trindade direto de Brasília entrevistando autoridades e políticos; “World News”, com correspondentes internacionais e analistas convidados; “Documento JP”, com William Travassos, trazendo reportagens especiais e investigativas; “Opinião”, com comentaristas; e o telejornal “60 Minutos”. 

Mas os grandes destaques são o “Headline News”, um jornal de hora em hora com as principais notícias do momento, e o “Jornal da Jovem Pan”, que trará reportagens aprofundadas sobre os assuntos do dia e irá ao ar diariamente, das 21h30 às 23h. “O objetivo do jornal é trazer todas as vozes que estão dentro da Jovem Pan. A ideia é que a gente ofereça ao público um telejornal rico do ponto de vista da opinião, do olhar e do pensamento. Além de entregar todas as notícias do dia, do Brasil e do mundo. Será um jornal com muitas vozes. Acreditamos que é isso que está faltando”, declarou o diretor de Jornalismo. 

Fora o Jornalismo diário, o canal também terá conteúdos de outros temas como economia, no programa “Mercado Financeiro”, “De Frente com o Touro” e “Business”; agronegócio, no “Hora H do Agro”; tecnologia, com “Sociedade Digital”; e velocidade, em “Máquinas da Pan”. 

“O canal chega cheio de novidades. Hoje, o público quer um canal de notícias que não seja só de notícias, mas que também traga opinião, raciocínio e pensamento. Por isso apresentamos um canal com noticiário e também esporte e entretenimento, tudo feito por jornalistas da melhor qualidade. E primamos pelo debate. Acho que essa é a base”, analisou Candil. “O correto no mundo do jornalismo é centrar sua força no debate. Precisamos voltar a fazer aquele jornalismo antigo, que checa a fonte, vê os dois lados, dá a opinião”, acrescentou. 

Para Roberto Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan, o lançamento do canal na TV é uma forma diferente de assistir aos conteúdos da Pan que surge para atender a novas audiências e, claro, as audiências atuais. Ele mencionou que, desde que o canal no YouTube foi criado – que hoje é o maior canal de notícias da plataforma no Brasil – houve uma mudança de mindset no Grupo. “Queremos crescer muito mais, de outras formas diferentes”, adiantou. 

Carol Tuttoilmondo é a diretora de negócios do canal na TV

Comercial 

Nesta semana, o canal anunciou Carol Tuttoilmondo como diretora de negócios da TV Jovem Pan News. Na coletiva, a profissional falou que o time está pronto para atender ao mercado publicitário e desenvolver, em parceria, projetos customizados, inovadores e com foco em resultados. “Nós formamos uma equipe com profissionais com ampla experiência multiplataforma e já apresentamos ao mercado diversas vantagens. A Jovem Pan é um produto consolidado, que tem credibilidade e conteúdo. Outro ponto é que somos uma empresa inovadora, a inovação está no nosso DNA. E, agora, estamos em todas as plataformas, que é tudo que os clientes querem. Podemos acompanhar a jornada do consumidor em todos os momentos e isso faz da gente um chamariz para o mercado”, analisou. 

O canal ainda não mencionou nomes de marcas anunciantes, mas informou que está comercializando “cotas fundadoras”, que têm duração de 14 meses e, quando adquiridas antes da estreia, possuem desconto. “Nós somos capazes de entender os desafios dos clientes e desenvolver em conjunto soluções customizadas. A expectativa é bem grande”, disse Tuttoilmondo. 

Concorrência 

A Jovem Pan News chega à Pay TV para concorrer diretamente com a CNN Brasil e com a GloboNews. Mas a concorrência, à primeira vista, não preocupa o Grupo. “Tem espaço para todo mundo. E, na verdade, estamos apenas estendendo a nossa distribuição, mas não é uma nova concorrência. Estamos só nos adaptando aos hábitos de consumo das pessoas”, garantiu Araújo. 

Para Candil, do ponto de vista do mercado, há, sim, uma briga por audiência. “Nós vamos pra cima. Esse é um dever nosso enquanto empresa comercial. Nós vamos pra frente como todos esses que estão aí e mostram a cara. Cada um tem seu espaço. Pro operador, é mais uma opção. Já temos concorrência, uma vez que os hábitos de consumo mudaram. As pessoas assistem da tela que elas quiserem, então já competimos com esses canais”, afirmou. 

Distribuição 

“O objetivo é ter uma distribuição plural, isto é, levar o canal para onde ele puder estar, seja na TV aberta, fechada, streaming, redes sociais… Tudo isso hoje faz parte de um grande bolo de mídia. Quem quer sucesso e manter a audiência já conquistada precisa ampliar e pensar em outros formatos de distribuição. Você consegue ser democrático a partir do momento em que seu canal é entregue para quem quiser assisti-lo”, concluiu Candil. 

A Stenna será a representante comercial e distribuidora exclusiva do novo canal de notícias. O acordo firmado entre as empresas levará para todo o Brasil o canal do grupo pioneiro em jornalismo para as operadoras de TV por assinatura que queiram distribuí-lo para seus assinantes.

As negociações com as principais operadoras de TV por assinatura de todo o Brasil estão em andamento. Operadoras regionais e independentes também podem incluí-lo em seu line-up entrando em contato com a Stenna.

4 COMENTÁRIOS

  1. A Jovem Pan atuou como o canal midiático mais alinhado com o governo bolsonaro. O jornalismo tá longe de ser isento e o que é possível prever é que estará ainda mais alinhado nesse ano que é reta final para as eleições. O que eles chamam de conteúdo de credibilidade!? apoiar sutilmente um golpe!? O que eles chamam de DNA de inovação, levar a linguagem do rádio para a TV!? Não surpreende que eles tenham uma audiência que é mais ou menos a porcentagem de acéfalos que segue o paraquedista até o fundo do esgoto. Vocês escreveram esse artigo, ou copiaram o release de lançamento da Pan?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile