O Cenp, Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, divulga nesta segunda-feira (21) o painel Cenp-Meios 2021, com investimentos em mídia via agências totalizando R$ 19,7 bilhões. Os dados foram fornecidos por 298 agências de publicidade de todo o país, participantes do painel que, por sua metodologia, tem precisão total de informações.
Em 2020, os investimentos apontados pelo Cenp-Meios foram de R$ 14,2 bilhões, com painel de 217 agências, e, em 2019, antes portanto da pandemia, de R$ 17,5 bilhões, com dados de 226 agências. “O investimento publicitário superou com folga os níveis pré-pandemia, com um crescimento expressivo – falamos de quase 40% – em 2021, mesmo levando em conta a inflação do período. Mesmo num cenário tão difícil, em meio a dificuldades e incertezas, a publicidade reafirmou ser a roda que faz a economia girar, aproximando consumidores e anunciantes, usando os bons serviços das agências e dos veículos de comunicação”, afirma Luiz Lara, presidente do Cenp.
A TV tradicional recebe mais da metade da fatia do bolo publicitária, 51,8%. A TV aberta recebeu das agências em 2021 R$ 8.96 bilhões, representando, 45,4% de todo o bolo publicitário, enquanto a TV por assinatura recebeu R$ 1,25 bilhão, ou 6,4% do bolo.
A Internet, por sua vez, ficou com 33,5% do bolo publicitário, com R$ 6,6 bilhões. Este número é apenas de investimentos através de agências, excluindo, portanto, o investimento direto na Internet, sobretudo em mecanismos de busca e redes sociais, que se destacam no modelo de contratação de direta.
Os dados do Cenp mostram uma grande concentração na compra de mídia nacional via agências: 68,6%. Entre as regiões, o Sudeste é a única que chega recebe um share de dois dígitos, ficando com uma fatia de 19,1%.
Share dos meios e regiões
O painel 2021 do Cenp-Meios traz o share dos meios no período, liderado pela TV aberta e internet – neste caso subdividido nos segmentos áudio, busca, display, social e vídeo –, e também o investimento pelas regiões brasileiras. Veja nos quadros:
CENP-MEIOS 2021 – Jan a Dez 298 Agências (245 matrizes e 53 filiais)
MEIO | Valor Faturado (000) | Share % |
CINEMA | R$ 15.249 | 0,1% |
INTERNET TOTAL | R$ 6.600.180 | 33,5% |
INTERNET ÁUDIO | R$ 12.404 | 0,2% |
INTERNET BUSCA | R$ 386.419 | 5,9% |
INTERNET DISPLAY E OUTROS | R$ 4.285.317 | 64,9% |
INTERNET SOCIAL | R$ 1.430.692 | 21,7% |
INTERNET VÍDEO | R$ 485.350 | 7,4% |
JORNAL | R$ 367.348 | 1,9% |
OOH/MÍDIA EXTERIOR | R$ 1.690.386 | 8,6% |
RÁDIO | R$ 746.334 | 3,8% |
REVISTA | R$ 88.137 | 0,4% |
TELEVISÃO ABERTA | R$ 8.961.034 | 45,4% |
TELEVISÃO POR ASSINATURA | R$ 1.258.284 | 6,4% |
Total | R$ 19.726.948 | |
REGIÃO | Valor Faturado (000) | Share % |
CENTRO-OESTE | R$ 452.297 | 2,3% |
NORDESTE | R$ 892.844 | 4,5% |
NORTE | R$ 277.209 | 1,4% |
SUDESTE | R$ 3.761.693 | 19,1% |
SUL | R$ 807.748 | 4,1% |
MERC. NACIONAL | R$ 13.535.153 | 68,6% |
Total | R$ 19.726.948 |
De acordo com Dudu Godoy, vice-presidente do Cenp, os dados de investimento saem direto dos sistemas das agências participantes, incluindo empresas das capitais e do interior de todo o país, graças ao trabalho das empresas provedoras de softwares de gestão.
“Sabemos que os valores apontados são altamente representativos do bolo publicitário, já que o Cenp-Meios conta com a participação das mais importantes agências do país”, diz Regina Augusto, que acaba de assumir a direção executiva do Cenp.
Salles Neto, coordenador do Comitê Técnico Cenp-Meios, destaca a parceria das agências participantes do painel, que recebeu quase 80 adesões no ano passado. “As últimas inovações incorporadas ao Cenp-Meios, com a admissão de agências não certificadas e os rankings de agências, ampliaram ainda mais a riqueza das informações oferecidas ao mercado”.
Em abril, o Cenp-Meios divulgará o ranking das agências de publicidade, como já fez em 2020.
A série histórica completa do Cenp-Meios está disponível no site da entidade https://cenp.com.br/cenp-meio/