Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Em 2016, 67,375 milhões de domicílios brasileiros contavam com TV; 71,5% tinham...

Em 2016, 67,375 milhões de domicílios brasileiros contavam com TV; 71,5% tinham receptor digital

No final de 2016, 71,5% dos domicílios com TV contavam com receptor de TV digital. Destes, 57,3% já recebiam o sinal de TV digital. Os dados foram apresentados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD divulgada nesta quarta, 21, pelo IBGE e que contemplou o quarto trimestre de 2016.

O levantamento apontou que a penetração da TV por assinatura era semelhante à da recepção de TV por antenas parabólicas. Os domicílios com recepção do sinal de televisão por antena parabólica correspondiam a 34,8% daqueles com televisão, enquanto a TV por assinatura estava em 33,7% dos domicílios com televisão no País. A presença das duas tecnologias de recepção nas regiões do Brasil era inversamente proporcional. A TV parabólica estava presente em 48,2% dos lares com TV na região Nordeste, enquanto apenas 18,4% tinham TV por assinatura. Já na região Sudeste 24,8% dos lares com TV contavam com recepção por parabólica e 44,8% contavam com o serviço de TV paga.

A pesquisa apontou ainda que o preço do serviço de televisão por assinatura foi o fator determinante mais frequente para não adquirir o serviço. Entre os domicílios sem TV por assinatura, 55,5% não o tinham por considerarem o serviço caro.

Os domicílios com televisão sem conversor para receber o sinal digital de televisão aberta que não recebiam sinal de televisão por antena parabólica e nem tinham serviço de televisão por assinatura eram 6,934 milhões, representando 10,3% dos domicílios com televisão.

Telas

O PNAD apontou ainda que somente 2,8% do total de 69,318 milhões de domicílios no País não possuíam aparelho de TV. A presença das televisões de tubo catódico ainda era elevada nos domicílios com televisão. Em 46,2% deles existia televisão de tubo, independentemente de haver, ou não, o aparelho de tela fina (LED, LCD ou plasma). Nos domicílios com televisão, a parcela daqueles que possuíam aparelho de tela fina foi de 66,8%. Em 13,0% dos domicílios com televisão havia os dois tipos, de tubo e tela fina.

No total de domicílios com televisão do País (67,375 milhões) existiam 102,633 milhões de televisões, das quais 63,4% eram de tela fina e 36,6%, de tubo. Em todas as Grandes Regiões houve predominância das televisões de tela fina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile