Dois canais se destacaram na audiência da TV por assinatura nos últimos anos, como mostra matéria da revista TELA VIVA de março, que chega aos assinantes na próxima semana, mapeando a audiência média dos canais no período.
O Megapix e o canal Fox galgaram posições, conquistando a liderança entre canais de filmes e séries, respectivamente, baseado no recorte mais amplo possível de medição (público com 4 anos ou mais, das 6h00 às 25h00). O Fox disputava, em 2008, a segunda posição na audiência com o Warner Channel e o AXN, entre os canais de séries. Em 2012 o canal conquistou uma liderança inquestionável no gênero, com média anual de 0,24 pontos, muito à frente do segundo colocado, o Space. No horário nobre (20h00 a 25h00) e entre adultos (18 a 45 anos), o canal é o líder entre todos os canais pagos, com 0,42 pontos.
Já o Megapix, que em 2008 ainda começava sua operação e teve média anual muito próxima de zero, em 2012 empatou com o TNT na primeira posição entre canais de filmes, com 0,20 pontos de audiência. No horário nobre o canal lidera sozinho, com 0,30 pontos.
Outro canal que merece menção no período é o Space. Do lançamento em 2009 até 2012, o canal passou à frente de concorrentes tradicionais como o Warner e o ex-líder Universal, chegando à segunda posição do ranking entre os canais de séries.
Estratégia
Além de seus conteúdos de grande apelo junto ao público (no caso da Fox particularmente o desenho "Os Simpsons"), chama atenção que Fox e Megapix adotam algumas estratégias de programação "importadas" da TV aberta. Uma dessas estratégias é a chamada contraprogramação, ou seja, programar filmes e séries de acordo com o que a concorrência está exibindo, buscando atrair fatias do público que estão sendo deixadas pelos outros canais. No Megapix o filme do horário nobre não é mais chamado pelo horário, mas anunciado para “depois da novela”, buscando captar o espectador que está saindo da TV aberta.
Já na Fox as mudanças começaram quando a empresa levou para dentro profissionais vindos da experiência em programação na TV aberta, como o diretor de programação, Paulo Franco, e o gerente de programação e pesquisa, Cristiano Lima, ambos com passagens em redes como SBT e Record.
Ranking
Confira o ranking dos canais pagos de maior audiência entre os assinantes de TV por assinatura (18 a 45 anos) em 2012, consideradas as médias anuais:
DIA TODO (6h às 25h)
- Discovery Kids
- SporTV
- Cartoon Network
- Fox
- Megapix
HORÁRIO NOBRE (20h às 25h)
- Fox
- SporTV
- Discovery Kids
- Megapix
- TNT