Fox e Megapix são os canais que mais cresceram nos últimos anos

Dois canais se destacaram na audiência da TV por assinatura nos últimos anos, como mostra matéria da revista TELA VIVA de março, que chega aos assinantes na próxima semana, mapeando a audiência média dos canais no período.

O Megapix e o canal Fox galgaram posições, conquistando a liderança entre canais de filmes e séries, respectivamente, baseado no recorte mais amplo possível de medição (público com 4 anos ou mais, das 6h00 às 25h00). O Fox disputava, em 2008, a segunda posição na audiência com o Warner Channel e o AXN, entre os canais de séries. Em 2012 o canal conquistou uma liderança inquestionável no gênero, com média anual de 0,24 pontos, muito à frente do segundo colocado, o Space. No horário nobre (20h00 a 25h00) e entre adultos (18 a 45 anos), o canal é o líder entre todos os canais pagos, com 0,42 pontos.

Já o Megapix, que em 2008 ainda começava sua operação e teve média anual muito próxima de zero, em 2012 empatou com o TNT na primeira posição entre canais de filmes, com 0,20 pontos de audiência. No horário nobre o canal lidera sozinho, com 0,30 pontos.

Outro canal que merece menção no período é o Space. Do lançamento em 2009 até 2012, o canal passou à frente de concorrentes tradicionais como o Warner e o ex-líder Universal, chegando à segunda posição do ranking entre os canais de séries.

Estratégia

Além de seus conteúdos de grande apelo junto ao público (no caso da Fox particularmente o desenho "Os Simpsons"), chama atenção que Fox e Megapix adotam algumas estratégias de programação "importadas" da TV aberta. Uma dessas estratégias é a chamada contraprogramação, ou seja, programar filmes e séries de acordo com o que a concorrência está exibindo, buscando atrair fatias do público que estão sendo deixadas pelos outros canais. No Megapix o filme do horário nobre não é mais chamado pelo horário, mas anunciado para “depois da novela”, buscando captar o espectador que está saindo da TV aberta.

Já na Fox as mudanças começaram quando a empresa levou para dentro profissionais vindos da experiência em programação na TV aberta, como o diretor de programação, Paulo Franco, e o gerente de programação e pesquisa, Cristiano Lima, ambos com passagens em redes como SBT e Record.

Ranking

Confira o ranking dos canais pagos de maior audiência entre os assinantes de TV por assinatura (18 a 45 anos) em 2012, consideradas as médias anuais:

DIA TODO (6h às 25h)

  • Discovery Kids
  • SporTV
  • Cartoon Network
  • Fox
  • Megapix

HORÁRIO NOBRE (20h às 25h)

  • Fox
  • SporTV
  • Discovery Kids
  • Megapix
  • TNT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui