Daniela Filomeno visita destinos inusitados na quinta temporada de "CNN Viagem & Gastronomia"

Daniela Filomeno visita a Islândia na nova temporada do "CNN Viagem & Gastronomia" (Foto: Divulgação)

No próximo sábado, dia 1º de abril, às 22h, a CNN Brasil estreia a quinta temporada do "CNN Viagem & Gastronomia", com Daniela Filomeno. Os dez episódios inéditos exploram destinos distintos, levando o público para conhecer países que não estão nos roteiros de viagem tradicionais, e também aqueles mais comuns nas listas de viagens dos turistas, mas com o foco em vivências singulares e exclusivas. 

O circuito é totalmente internacional, assim como na quarta temporada. Entre os destinos estão Groenlândia, Islândia, Cartagena, Caribe Colombiano, Suíça, Cusco e Machu Picchu. As viagens foram feitas em 2022, por uma equipe enxuta, composta por Daniela e mais três pessoas. Assista ao teaser:

"Lançamos a quinta temporada já com a sexta encaminhada. Lá atrás, quando começamos a elaborar o programa, já vimos que ele daria match com a CNN. Afinal, ele não fala só sobre viagens, e sim sobre experiências, tem esse caráter aspiracional para quem assiste. Os programas da CNN têm muita informação para além do entretenimento, e isso o 'CNN Viagem & Gastronomia' traz desde o início. Para esta temporada, adotamos o briefing de destinos inusitados, ou então passeios inusitados dentro de destinos mais tradicionais. Esse é o diferencial. É um programa que sempre performa bem e nunca saiu do ar, desde a estreia – quando acaba uma temporada, entram as reprises, que performam tão bem e às vezes até melhor do que as exibições originais. O desempenho digital também tem sido muito bom. São informações que as pessoas querem ter. Quando pensamos em CNN, normalmente vem à cabeça a cobertura política e econômica. Mas temos espaço para outros tipos de informação também. Pode ser o mesmo público, que tem múltiplos interesses, ou um público diferente, que vem por conta dessas outras verticais de conteúdo", analisou Virgilio Abranches, vice-presidente de conteúdo e operações na CNN Brasil, em evento realizado para a imprensa nesta quarta-feira, dia 22 de março. 

Sobre as viagens da temporada, Daniela comentou: "Eu já sabia muito sobre a Islândia e tinha bastante vontade de conhecer, mas me surpreendi muito, especialmente como a gastronomia. Provar a gastronomia do local é uma forma de entender como aquelas pessoas vivem, respeitando a cultura e vivendo a viagem plenamente, desde comer na casa das pessoas e nos mercadinhos até nos restaurantes estrelados. O primeiro episódio é na Groenlândia, que conhecemos por um navio de expedição, que se revelou a melhor maneira de viajar por lá. É um choque cultural. O vilarejo que fomos tem uma população que fica somente quatro meses por ano com acesso a tudo – nos outros, fica tudo congelado. Temos que ter humildade de, nas viagens, olhar pra fora e entender outras maneiras de viver. A cada viagem a gente se transforma um pouco e essas duas, especialmente, foram grandes aprendizados". 

A apresentadora também falou sobre como a viagem à Groenlândia fez com que ela visse de perto as mudanças climáticas que o planeta está enfrentando: "Visitamos cachoeiras lindas, mas que são resultados de um processo de degelo desenfreado. A cada ano que passa o grande lençol da Groenlândia vai reduzindo. O turismo sempre tem impacto nos lugares e eu tenho repensando cada vez mais como viajar com o menor impacto possível. É um setor que sofreu muito na pandemia, especialmente no Brasil, por isso é importante que a gente viaje, mas sem interferir nos locais que vamos visitar". 

Daniela definiu alguns objetivos com os episódios do programa: que quem mora no lugar se sinta representado; que quem vai sempre para lá descubra uma coisa nova; que quem não pode ir sinta que está viajando junto; que as pessoas se sintam inspiradas a visitar aquele destino e desfrutar ao máximo a gastronomia do local. "É o fio condutor de todas as nossas viagens", afirmou. Por fim, ela refletiu: "Buscamos histórias, sabores e culturas, e tudo isso aparece através de gente, de pessoas e personagens. Esse é um elo que temos nesse caldeirão de coisas da nova temporada". 

O "CNN Viagem & Gastronomia" é disponibilizado ao público em múltiplas plataformas. Além do material exibido pelo canal linear, a atração oferece conteúdo exclusivo nas redes sociais, site e YouTube da CNN Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui