Operadoras e fabricantes de soluções para satélite lançam SAT>IP Alliance

Na NAB, que aconteceu na semana passada, em Las Vegas, seis empresas anunciaram a formação da SAT>IP Alliance, formalizando a união que começou ano passado para o desenvolvimento de hardwares e softwares compatíveis com a tecnologia SAT>IP. As empresas participantes são SES, Hispasat, Panasonic, Nagra, Ali Corporation e MaxLinear.

A tecnologia SAT>IP converte sinais de satélite em IPs no ponto de recepção, a partir de um pequeno servidor, que pode estar localizado na antena parabólica ou na casa do usuário. Ele distribui o sinal para diferentes dispositivos como tablets, smartphones e laptops e torna possível fornecer conteúdo de alta qualidade via satélite de forma mais eficiente a todos os monitores na casa, pois utiliza conexões pré-existentes no prédio. A SAT>IP é atualmente a compatível com satélites e redes terrestres europeias.

Thomas Wrede, vice-presidente de recepção da SES, afirmou a este noticiário durante o evento que a solução é mais simples e barata do que encapsular um sinal de TV a uma rede IP por satélite. "A transmissão e a recepção continuam sendo através do padrão DVB, mas tudo isso passa a se transportado por IP na casa do assinante, permitindo uma distribuição para múltiplos dispositivos", explicou. A recepção em uma smart TV, por exemplo, poderia ser feita por um aplicativo da operadora de TV por assinatura, demandando um único equipamento em todo o o lar. Smartphones e tablets também passam a ter acesso ao conteúdo.

Segundo Wrede, já há empresas analisando a tecnologia no Brasil. "Se trata de uma instalação muito mais simples para hoteis, por exemplo", diz o executivo.

A SAT> IP Alliance será constituída em breve em Luxemburgo como uma organização sem fins lucrativos e será responsável pelo desenvolvimento estratégico e pela criação de grupos de trabalho através de seu comitê executivo. Os principais objetivos serão promover o uso do protocolo SAT>IP em toda a indústria, facilitar a certificação de novos dispositivos, bem como desenvolver e melhorar o padrão SAT> IP.

Aproximadamente 40 fabricantes apoiam o padrão, com mais de 70 produtos no mercado europeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui