Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Sessão Vitrine Petrobras lançará “A Hora da Estrela” nos cinemas em cópias...

Sessão Vitrine Petrobras lançará “A Hora da Estrela” nos cinemas em cópias digitalizadas 

(Foto: Divulgação)

Depois de digitalizar e lançar “Durval Discos”, de Anna Muylaert, a Sessão Vitrine Petrobras fará a digitalização e o lançamento do clássico do cinema nacional “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral – filme que, em 1985, foi agraciado com o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim para a paraibana Marcélia Cartaxo. O longa estreia em 16 de maio nos cinemas. A digitalização da obra está acontecendo neste momento, no Rio de Janeiro, aos cuidados de Débora Butruce, curadora e responsável pelos filmes de patrimônio do projeto. 

Na trama, baseada em um dos livros mais vendidos e cultuados de Clarice Lispector, Macabéa é uma mulher nordestina que mal tem consciência de existir. Depois de perder uma velha tia, seu único elo com o mundo, ela viaja para o Rio de Janeiro, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante que lhe prevê um futuro luminoso diferente do que a espera.

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) nomeou o título como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Além do prêmio no Festival de Berlim, “A Hora da Estrela” foi o grande vencedor do Festival de Brasília de 1985, levando as categorias Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Atriz e Melhor Ator. Depois de toda sua trajetória de sucesso, foi escolhido pela Embrafilme para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1986.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile