"MasterChef Brasil" completa dez anos no ar e estreia temporada inédita

(Foto: Marcelinho Santos/ Band)

O "MasterChef Brasil" comemora dez anos no ar e estreia a 11ª temporada na próxima terça-feira, dia 28 de maio, às 22h30, na Band. A atração também será exibida toda sexta, a partir de 31 de maio, às 19h, no canal Discovery Home & Health e na plataforma Max, da Warner Bros. Discovery. 

"Poucos realities têm uma vida tão longa e um público cativo. Nesta edição de dez anos, o programa volta às origens, trazendo muito da regionalidade. A seleção de cozinheiros reflete essa ideia. São cozinheiros que cresceram junto com o programa – foram treinando, aprendendo e trazem muitas referências do próprio 'MasterChef Brasil' em suas cozinhas", disse a apresentadora Ana Paula Padrão em coletiva de imprensa realizada nesta quarta, 22. 

"É um programa sobre comida e histórias de pessoas. O Brasil é muito grande, e queremos trazer suavidade para os brasileiros em meio a tudo o que está acontecendo. Nossa missão, este ano, é trazer à tona as histórias dos brasileiros que fazem essa cozinha ter vida. Mais do que alimentos, falamos sobre pessoas. Há dez anos, as pessoas no Brasil gostavam de culinária, mas não tinham o hábito de assistir programas do tema na TV. Hoje, nossos participantes têm um nível muito avançado, e muito disso é fruto da cultura do 'MasterChef'. Existe uma diferença muito grande entre os participantes das primeiras temporadas e os que temos hoje. O processo de seleção segue o mesmo, mas hoje, olhamos com mais critério. O crivo mudou", contou a diretora Marisa Mestiço. 

"O lado social dos participantes é muito importante também. São pessoas que querem mudar de vida, e que veem o programa como uma porta de entrada para o novo. Duas mil pessoas já passaram pelo reality.  E nós impactamos muitas outras – que hoje são fãs do programa e quiseram se tornar chefs por causa dele. Acredito que o 'MasterChef' mudou a consciência social sobre essa profissão. Os brasileiros ficaram sabendo mais sobre os nossos chefs, os bastidores da cozinha, a profissão como carreira. Hoje, existe uma consciência coletiva do business da gastronomia", complementou Padrão. 

Novidades da temporada e dinâmica 

Sob o comando de Ana Paula Padrão, a competição reúne mais uma vez os chefs Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça no time de jurados. Entre as novidades, estão algumas mudanças de cenário, como a colocação de diversos pontos de luz no ambiente para privilegiar a iluminação. O restaurante também ficou mais amplo e ganhou uma integração entre as bancadas e o mercado.

Outra grande novidade é que o "QG MasterChef – Entrevista com o Eliminado", que vai ao ar no site da Band, no Bandplay e no canal oficial do YouTube toda quinta-feira, às 19h, com apresentação da atriz e cantora Mariana Belém e Raul Lemos, vice-campeão da segunda temporada. A atração estreia no dia 30 de maio.

Nesta temporada, o reality vai "levar a internet para a TV", com a participação de diversos influenciadores e celebridades. Entre os nomes confirmados, estão Carlinhos Maia, Gkay, Catia Damasceno, Oli Natu, Jooj Natu, Edelson Ribeiro (Sobrevivente), Tainá Costa, Juju Salimeni, Vittor Fernando, Arthur Paek, Leonardo Bagarollo, Rafa Chalub (Esse Menino), Enaldinho, Jon Vlogs, Luiza Possi e Matheus Costa. E, falando sobre esse universo, a diretora Marisa Mestiço não descarta uma edição só com influenciadores digitais como concorrentes. "Muitos deles nos pedem isso, e o público também. É uma proposta que quero levar aos 'oráculos' da Band no ano que vem", brincou. 

Na nova fase, o "MasterChef" revisitará algumas provas que se consolidaram ao longo do tempo, como o leilão e a troca de ingredientes. A audiência ainda vai conhecer pessoas que se inscreveram muitas vezes, bateram na trave e, desta vez, entraram na competição. Uma dinâmica inédita também deve movimentar a competição. Após a seletiva, os 23 cozinheiros que conquistarem uma vaga serão divididos em dois grupos. Nos episódios seguintes, os telespectadores vão conhecer metade deles e só na quinta semana as duas turmas se encontram, sem até então saberem da existência uma da outra. Com isso, quando eles acharem que o jogo já está em andamento, vão se dar conta de que o número de adversários é, na verdade, o dobro do que imaginavam. 

Prêmios e patrocínios 

Além do troféu de campeão, o ganhador vai embolsar o maior prêmio da história do programa: R$ 350 mil, oferecidos pela Stone – que também foi patrocinadora do prêmio do "Big Brother Brasil", da TV Globo. O vencedor ainda leva para casa prêmios das marcas Royal Prestige, Brastemp, Seu Espresso by Aram e Camicado, além do curso na escola de gastronomia Le Cordon Bleu. 

Já os parceiros comerciais são Aram, Brastemp, Cacau Show, Italac, Nestlé (com Nescafé, Aveia e Receitas Nestlé), Royal Prestige e Stone (cotas master); Camicado, C6 Bank, Dona Benta, Petybon e Zero-Cal (cotas chef); e Vigor (top de cinco segundos). "O 'MasterChef', um dos realities culinários de maior êxito mundial em audiência e faturamento, repete sua performance internacional também no Brasil. Produto consagrado nas plataformas da Band, é sucesso absoluto em vendas, tendo como parceiras comerciais marcas extremamente relevantes no cenário da comunicação e na vida dos brasileiros", afirmou Walter Zagari, vice-presidente comercial do Grupo Bandeirantes de Comunicação, adiantando que a empresa já está negociando com marcas interessadas na edição do ano que vem. 

Janelas de exibição 

Criado por Franc Roddam, o formato "MasterChef" é representado internacionalmente pela Banijay. O programa é uma produção da Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar às terças, às 22h30, na Band, com transmissão simultânea no site e no aplicativo Bandplay. A atração também será exibida toda sexta, a partir de 31 de maio, às 19h, no canal Discovery Home & Health e na plataforma Max. O público ainda pode acompanhar os episódios pelo canal oficial no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui