Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Globo ameaça levar à justiça o desrespeito aos contratos do Campeonato Brasileiro

Globo ameaça levar à justiça o desrespeito aos contratos do Campeonato Brasileiro

A Globo reiterou em notificação enviada à Turner, aos oito clubes da Série A do Campeonato Brasileiro 2020 que assinaram contrato com a programadora norte-americana e à Confederação Brasileira de Futebol seu entendimento de que a Medida Provisória 984/2020, que altera as regras sobre contratos de direitos esportivos, não pode alterar um contrato que foi celebrado antes de sua edição e que é protegido pela Constituição.

No início deste mês, quando comunicou que seus canais não transmitiriam mais o Campeonato Carioca, a Globo já apontou este entendimento.

Na notificação enviada nesta quarta, 22, a que este noticiário teve acesso e pode ser conferida aqui, a Globo ameaça com a judicialização o desrespeito aos contratos firmados com os clubes em relação ao Campeonato Brasileiro 2020. Está terminante proibida, diz o grupo, a transmissão de qualquer jogo dos clubes cedentes, ainda que na condição de visitantes. “A Globo confia em que a Turner, integrante de um grupo econômico com larga experiência na produção e exibição de conteúdos audiovisuais, protegidos pelo direito autoral, não desejará associar seu nome e reputação à violação desses mesmo direitos”, diz a Globo no documento.

Da mesma forma, aponta que ela mesma não poderá transmitir qualquer jogo de clubes com os quais não tenha contrato.

Foram notificados, além de Turner e CBF, o Clube Athletico Paranaense, o Esporte Clube Bahia, o Ceará Sporting Clube, o Coritiba Football Club, o Fortaleza Esporte Clube, o Sport Club Internacional, a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Santos Futebol Clube.

MP 984/2020

A MP altera a Lei nº 9.615/1998, a Lei Pelé, e determina que o clube mandante da partida passa a ter o direito de arena, sendo sua “prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, do espetáculo desportivo”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile