Curta! estreia 39 projetos apoiados pelo Fundo Setorial do Audiovisual

O canal Curta! apresentará oito telefilmes documentais de longa-metragem e 34 séries, já em fase de produção por 28 produtoras de todo o país que, juntos, reúnem 225 horas de conteúdos inéditos.

Os projetos – cujos orçamentos, apoiados pelas linhas Prodav 01 e 02 do Fundo Setorial do Audiovisual, somam R$ 29,2 milhões -, tramitam no FSA/Ancine desde meados de 2013 e, agora, estão perto de estrear na programação do canal, em 2016.

Segundo o canal, são projetos selecionados entre quase 800 cadastrados via formulário eletrônico no banco de projetos do site do canal, para atender sua grade temática.

Além dos conteúdos com estréia e financiamento já aprovados, o canal Curta! tem pre-licenciados de outros produtores – que estão ainda tramitando pelo apoio do FSA/Prodav 01 – outros nove telefilmes documentais de longa-metragem e 11 séries, entre eles o documentário "A Noite Nunca Tem Fim: 30 anos do Barão Vermelho", de Mini Kerti, pela Conspiração Filmes e a série "Antologia Comentada do Curta-Metragem Brasileiro", a ser dirigida por Simplício Neto, cineasta recém doutorado no assunto pela ECO/UFRJ, pela Jurubeba Filmes.

Entre os projetos já em produção encontram-se alguns "inventários", como "Arquitetos do Brasil", "Designers Brasileiros", "A história do disco no Brasil", "Latitude Longitude" (folclore), "Luz e Sombra" (fotógrafos brasileiros de cinema), "O Caminho do bem" (religiões no Brasil) e outros mais específicos como "Inhotim, o valor das coisas", "Triz" (espetáculo do Grupo Corpo com música de lenine), "Zanine", "Arte de Arquitetar" e "Arqueologias – em busca dos primeiros brasileiros".

Relevância

O canal divulgou pesquisa realizada em outubro de 2014 com 7 mil assinantes da base da Net, sobre o conhecimento dos novos canais introduzidos após a Lei da TV Paga (Lei 12485/2011). O levantamento indica que 9,3% assistiam ao canal Curta!

O canal chega a uma base de aproximadamente 12 milhões de lares.

O canal Curta! vem se destacando também pela atividade de suas redes sociais. Já com quase 300 mil seguidores e desfrutando de um nível de engajamento diferenciado, destaca-se dos outros canais que seguem a mesma obrigação de cota de conteúdo, chamados de canais "Super-Brasileiros".

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