Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Capital paulista terá Programa de Incentivos às Filmagens na Cidade de São...

Capital paulista terá Programa de Incentivos às Filmagens na Cidade de São Paulo

Na última sexta-feira, 18 de outubro, a Sessão de Gala da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibiu o filme “A Vida Invisível”, escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de 2020. Na ocasião, o prefeito Bruno Covas (PSDB) aproveitou para anunciar o Programa de Incentivos às Filmagens da Cidade de São Paulo – primeira política de incentivo a atração de filmagens internacionais feita no Brasil.

As leis de incentivo a filmagens internacionais são uma realidade global e funcionam como uma poderosa ferramenta de atração de turismo, investimentos e geração de empregos no setor audiovisual ao redor do mundo. Atualmente, 99 localidades, entre cidades, estados e países, utilizam algum mecanismo de incentivo às filmagens. O programa anunciado por Covas financiará produções estrangeiras de longas, séries, TV, documentários, animações, peças publicitárias entre outras. O Decreto, que estabelecerá as especificações do programa, será divulgado no início de dezembro, com lançamento internacional previsto para o Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires – Ventana Sur, no mesmo mês.

Nesta terça-feira, 22 de outubro, a presidente da Spcine Laís Bodanzky esteve presente no encontro do I Fórum Nacional Lideranças Femininas do Audiovisual, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC, em São Paulo, e falou sobre a novidade: “Trata-se de uma forma de incentivo usada no mundo inteiro que consiste no reembolso de parte do valor gasto em produção na cidade de São Paulo, mediante comprovação do mesmo e sujeito a critérios de avaliação – presença de raça e gênero ganha pontos, por exemplo. Estamos falando de cerca de 20% de reembolso”. Bodanzky ainda deu mais detalhes sobre a política: É um fundo que tem um limite anual e passa a valer no ano que vem. A intenção é que ele siga crescendo. Consideramos produções em qualquer etapa de desenvolvimento, mas valorizamos quem de fato filma na cidade, porque a ideia é ventilar São Paulo por meio do audiovisual e geração de emprego e renda. O Prefeito anunciou a aprovação do projeto e, agora, ele será oficialmente escrito”.

Dados de mercado

Na ocasião, a presidente da Spcine anunciou ainda o Observatório, área criada para recolher e divulgar pesquisas e dados relacionados ao setor. “É uma aba que está disponível no nosso site para quem quiser ter acesso rápido a essas informações. Elas estão lá, com download liberado. O material está dividido por ano”, explica. “A ideia surgiu a partir do momento em que percebemos que nosso diálogo hoje tem que se dar através de pesquisas e de números. É claro que existe um valor simbólico da nossa produção, mas ele anda grudado no valor econômico”, concluiu.

A seção no site da Spcine esclarece: “Compreender a real dimensão do setor audiovisual na cidade de São Paulo é uma das responsabilidades da Spcine. Acreditamos na transparência dos dados como guia do desenvolvimento e fortalecimento do nosso setor. Aqui você vai encontrar informações reunidas a partir de nossas várias ações – São Paulo Film Commission, Difusão, Formação e Fomento. Também vai encontrar pesquisas, publicações e artigos oriundos de outras fontes do Brasil e do mundo”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile