Apesar de todas as iniciativas para acabar com o assédio no mercado de trabalho, esse ainda é um problema que causa muita preocupação, principalmente no setor audiovisual. Uma pesquisa de 2022 publicada pela Federação Internacional dos Atores (IFA) em parceria com a UNI Global Union indicou que quase 90% das mulheres na América Latina, de um total de 1,4 mil profissionais, já sofreram algum tipo de assédio ou violência no trabalho.
Para falar sobre o tema, o Centro Universitário FAAP, o + Mulheres Lideranças no Audiovisual Brasileiro e a Spcine convidam para o debate sobre ações anti-assédio na indústria do audiovisual, que será realizado no dia 8 de março, às 10h, no Auditório 1 da FAAP, em Higienópolis, São Paulo. À frente da discussão estará Raquel Lemos, advogada referência no setor audiovisual brasileiro e professora da Pós-Graduação em Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais da FAAP.
"Existem assédios dos mais diversos níveis. O assédio sexual, por exemplo, é mais fácil de identificar do que o moral. Então, nossa ideia é discutir um pouco o que caracteriza o assédio, como as empresas podem criar um ambiente mais saudável, além de mecanismos para as vítimas identificarem e denunciarem. E, também, para as pessoas conseguirem entender que estão praticando e buscar mudar essa situação", destaca Luciana Rodrigues, também professora e coordenadora da pós-graduação da FAAP.
Cora Valentini, produtora executiva do + Mulheres Lideranças no Audiovisual Brasileiro, reforça o coro da professora: "É sabido que a indústria do audiovisual ainda enfrenta o problema, portanto a reflexão é necessária para que avancemos até que uma nova cultura seja criada", ressalta.
Para participar do evento, que é gratuito e aberto ao público, é necessário fazer a inscrição. Também será possível acompanhar ao vivo pelo canal da FAAP no YouTube.
Também no mês de março, a FAAP realiza debate sobre as perspectivas para o mercado audiovisual brasileiro. Participam Debora Ivanov, da produtora Gullane, Juliana Funaro, da Barry Company, e Lyara Oliveira, diretora de Inovação e políticas do audiovisual da Spcine. O encontro será no dia 6, às 19h, e também é necessário realizar inscrição prévia.