Ofertas básicas, OTT, serviços e soluções de antipirataria e de big data impulsionarão setor na América Latina

Embora o mercado do OTT da América Latina ainda esteja no início, os executivos da indústria de TV por assinatura acreditam que está se desenvolvendo rapidamente e apontam que todos os operadores de serviços de TV paga na região já estão iniciando algo interativo: TV Everywhere, OTT, IPTV. A informação é parte do Pay-TV Innovation Forum 2017 é um programa de pesquisa global para executivos seniores de televisão por assinatura desenvolvido pela Nagra em parceria com a MTM. O programa examina o estado das inovações e estratégias de TV paga que direcionarão a próxima fase de crescimento para os operadores de televisão por assinatura – na TV, OTT e setores adjacentes. O primeiro seminário regional da edição de 2017 ocorreu em abril, apresentando uma série de descobertas emergentes sobre o estado e o desenvolvimento da indústria de TV paga na América Latina.

Melhorar a oferta principal de TV paga continua sendo chave, com um interesse crescente em big data, aponta o estudo. A ainda sugere que os executivos da indústria estão investindo em set-top-boxes de última geração, soluções de TV everywhere multiscreen e, em certos casos, serviços OTT independentes, ao mesmo tempo em que descobrem formas de abordar a grande base de consumidores de renda baixa. Dados e análises avançados estão se tornando uma importante área de interesse e desenvolvimento para vários operadores, que acreditam que irão agregar valor significativo.

Os executivos da indústria reconhecem que a pirataria de conteúdo tornou-se um problema significativamente maior no setor de televisão por assinatura nos últimos dois anos. Entre as razões apresentadas, estão o aparecimento de descodificadores ilegais de IPTV que são facilmente acessíveis, os crescentes custos das assinaturas de TV paga, o aumento da sofisticação dos piratas e as dificuldades em medir e rastrear a pirataria.

No entanto, a maioria dos executivos da indústria partilha a visão de que será possível reduzir o impacto da pirataria a longo prazo por meio de cooperação e coordenação mais estreitas entre os parceiros da indústria, com melhoria da legislação e da educação, com avanços na tecnologia de proteção de conteúdos e, particularmente, com soluções de marcas d'água, e ainda com os operadores de TV por assinatura melhorando as suas ofertas de TV paga para melhor endereçar às necessidades dos consumidores.

Região

Em toda a América Latina, os mercados de televisão por assinatura variam em dimensão, penetração e ARPU e estão em estágios de desenvolvimento muito diferentes. Existe um conjunto de mercados de alto crescimento, como o México e o Peru (aumento de 23% nos assinantes de TV paga entre 2014 e 2016) e mercados de crescimento moderado, como a Colômbia e o Chile (8%), assim como outros, como o Brasil, que viu o número de assinantes de TV paga decrescer entre 2014 e 2016, provocado principalmente pela deterioração das condições econômicas no país. Apesar dos números positivos globais para a região, alguns executivos do setor reconhecem que o crescimento das empresas de televisão por assinatura é difícil devido a uma variedade de razões, incluindo altos níveis de desigualdade econômica, forte oferta de TV gratuita, crescente aceitação de serviços OTT e o aumento da pirataria.

Dados adicionais sobre a pesquisa latino-americana podem ser encontradas na apresentação da NAGRA "Forum de Inovacao 2017 da TV Paga – Tendências e desenvolvimento na América Latina".

Veja aqui mais informações sobre o Fórum de Inovação de Pay-TV.

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