Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Prêmio Tecna ganha novo formato para 49ª edição do Festival de Cinema...

Prêmio Tecna ganha novo formato para 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado

Pelo terceiro ano consecutivo, a PUCRS, por meio do Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc), e do Tecnopuc Tecna, Centro de Produção Audiovisual, apresenta o Prêmio TECNA no Festival de Cinema de Gramado, que será realizado entre os dias 13 e 21 de agosto. A 49ª edição seguirá os moldes da anterior, unindo a televisão e o online. 

O Prêmio TECNA contempla os vencedores do Festival e tem o objetivo de estimular a indústria audiovisual brasileira, reconhecendo a sua relevância para o desenvolvimento cultural, econômico e social do país como atividade  geradora de inovação, trabalho e renda. Com a premiação, os vencedores ganham acesso a uma infraestrutura de padrão internacional equipada com tecnologia de ponta, em amplos espaços para pré-produção, produção e pós-produção. Nesta edição, o Prêmio TECNA traz novidades: depois de passar por uma recomposição, a partir deste ano, mais categorias serão premiadas.

Para João Guilherme Barone, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS e integrante do Tecnopuc Tecna, a recomposição do prêmio é uma forma de reconhecer e estimular os talentos do cinema brasileiro que se destacam no Festival: “Incluir as categorias de Melhor Desenho de Som para longa-metragem nacional e gaúcho é uma forma de homenagear os profissionais que se destacam na pós-produção de som, e que poderão realizar suas próximas mixagens no laboratório de som do Tecnopuc Tecna. O mesmo sentido de reconhecimento e estímulo está expresso na categoria de Melhor Curta Universitário do concurso interativo”. 

Apoiar o desenvolvimento da indústria audiovisual e mostrar a competência tecnológica do Tecnopuc Tecna são expectativas destacadas por Julio César Ferst, gestor do Tecnopuc Viamão. “O Tecnopuc Tecna é o mais completo centro de produção do audiovisual do sul do Brasil e, desta forma, não poderíamos deixar de apoiar o mais significativo festival de cinema do nosso País. Apostamos em uma retomada desta indústria e, com certeza, seremos procurados pelas produções que buscam o melhor espaço para desenvolverem seus trabalhos. Somos tecnologicamente fortes desde a pré-produção até a pós produção”, ressalta. 

Por fim, o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, destaca que um grande laboratório como o Tecnopuc Tecna não poderia ficar de fora de um dos maiores festivais de cinema da atualidade. “Participar do Festival de Cinema de Gramado, para o centro de produção audiovisual, para o nosso Parque Tecnológico e para a PUCRS, é uma honra e um orgulho. Estamos felizes de poder contribuir com uma premiação que apoiará as produções depois do Festival”, afirma. 

As categorias que serão contempladas com o Prêmio TECNA são: Melhor longa-metragem nacional (8 mil reais para utilização em estúdios e  laboratórios de  finalização de imagem e som do Tecnopuc TECNA); Melhor longa-metragem gaúcho (8 mil reais para utilização em estúdios e laboratórios de  finalização de imagem e som do Tecnopuc TECNA); Melhor desenho de som em longa metragem nacional (5 mil reais para pós-produção de som no laboratório de som do Tecnopuc TECNA); Melhor desenho de som em longa metragem gaúcho (5 mil reais para pós-produção de som no laboratório de som do Tecnopuc TECNA); e Melhor curta metragem universitário no concurso interativo (4 mil reais para pós-produção de imagem e som nos laboratórios do Tecnopuc TECNA). 

Para Barone, o Festival sustenta uma relevância histórica como um espaço de convergência, reconhecimento e discussões importantes para o cinema. “No cenário atual, em que a indústria audiovisual brasileira busca a superação de uma crise institucional, gerada no âmbito das políticas públicas Federais, e de outra, gerada pela pandemia, o Festival de Gramado ganha ainda maior significado e relevância”, afirma.

Neste ano, o Canal Brasil transmitirá as Mostras Competitivas de Longas-Metragens Brasileiros e Estrangeiros e Curtas-Metragens Brasileiros, além dos longas gaúchos. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile