Nesta terça-feira, dia 25 de julho, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em memória ao primeiro Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado em 1992. Sediado em São Domingos, capital da República Dominicana, o evento discutiu a sociedade sob a ótica dessas mulheres e firmou a efeméride para que as pautas lá discutidas ganhassem maior visibilidade.
Com isso em mente, o Telecine Cult exibe, a partir das 16h50, o especial "Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha", cujo objetivo é destacar narrativas protagonizadas por mulheres negras. O pontapé inicial será com "My Name Is Now, Elza Soares", documentário sobre a cantora brasileira que se tornou um ícone da MPB e da luta contra a violência doméstica.
Na sequência, às 18h10, vai ao ar "Marte Um", filme centrado em uma família negra cujo filho mais novo sonha em ser astronauta. Na história, a mãe e a irmã mais velha têm papel ressaltado no incentivo da criança. Encerrando o programa, às 20h10, é exibido "Medida Provisória", distopia que traz o racismo para a discussão e tem Taís Araújo como uma das protagonistas.