Cinema do Brasil prospecta novos eventos para 2010

O Programa Cinema do Brasil participou do Festival de Cinema de Locarno, evento que aconteceu de 6 a 15 de agosto na cidade suíça, e prospectou novos eventos para 2010. A consultora internacional do Cinema do Brasil, Rachel Monteiro, foi procurada por organizadores do Festival de Rotterdam (Holanda), que propuseram a participação especial do Brasil no Hubert Bals Fund em 2010, uma iniciativa do festival holandês para selecionar projetos cinematográficos para receber apoio financeiro. Já a Semaine de la Critique de Cannes pediu a ela algumas indicações de filmes para Cannes 2010. E o Instituto de la Cinematografia y de las Artes Audiovisuales (ICAA) da Espanha propôs ao Programa a realização de um novo Encontro de Coprodução Brasil – Espanha e uma Mostra de Cinema Brasileiro, que deve acontecer em novembro deste ano, em Madrid. O Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal também convidou o Programa Cinema do Brasil para um encontro em 2010, assim como a Swiss Films.
George Goldenstern, responsável pela Cinéfondation, também ligada ao Festival de Cannes, pediu indicações de projetos brasileiros que possam participar da seleção para a Residence do final de 2009 e de 2010. A Cinéfondation, desde sua criação, em 2000, já recebeu mais de 70 cineastas de cerca de 40 países diferentes. A experiência proporciona aos selecionados alojamento no coração de Paris durante mais de quatro meses e um programa personalizado de acompanhamento que visa ao desenvolvimento de um roteiro de longa metragem; também são realizados encontros com especialistas internacionais da área de Cinema. Alguns cineastas brasileiros, como Karin Ainhouz, Eduardo Valente e Esmir Filho, já participaram desta ação.
A Catalán Films y TV confirmou também que o País foi escolhido com foco da Catalunha em 2010. Uma primeira programação do evento já foi apresentada e inclui mostras de filmes brasileiros e catalães em São Paulo e Barcelona, encontros de negócios, encontros de co-produção e participação no Brasil e na Catalunha, além da realização de missões especiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui