TV5 quer se dissociar dos canais étnicos

Yves Bigot, da TV5 Monde: Brasil é segundo país do mundo a ter sinal exclusivo do canal
Yves Bigot, da TV5 Monde: Brasil é segundo país do mundo a ter sinal exclusivo do canal
Yves Bigot, da TV5 Monde: Brasil é segundo país do mundo a ter sinal exclusivo do canal

O canal francês TV5 quer se diferenciar do chamado grupo de canais "étnicos" da TV por assinatura, como são conhecidos os canais internacionais, geralmente estatais, exibidos aqui nos seus idiomas locais (como NHK, TVE e RAI, por exemplo).

Segundo o diretor geral da TV5 Monde (braço internacional do canal), Yves Bigot, a Lei do SeAC foi vista por eles como uma oportunidade. "Parecia uma coisa ruim, mas resolvemos transformar em uma vantagem. Ao invés de ficar no bloco dos étnicos, que não tem nenhuma obrigação pela lei, decidimos abrasileirar o canal e concorrer como um canal normal de conteúdos", disse.

Na prática, foi criada ano passado a TV5 Monde Brasil, separando o sinal do país do resto do feed de América Latina. Segundo Bigot, é o segundo país no mundo a ter um sinal exclusivo da TV5. O outro são os Estados Unidos. Atualmente 50% do conteúdo do canal é legendado em português e 80% do público é de brasileiros que não falam francês.

"Achamos que pelo seu porte e pela ligação que o Brasil tem historicamente com a França, se justificava um canal exclusivo. É uma aposta que estamos fazendo e vamos ver se se paga", disse. O canal está hoje em 1,8 milhão de assinantes, devendo chegar a 2 milhões no segundo semestre, mas vem negociando com as operadoras sua inclusão em pacotes mais "baixos", ou seja, mais próximos dos tiers básicos de programação, para atingir um público maior. O objetivo é tentar crescer em receita publicitária.

4 COMENTÁRIOS

  1. Ótima iniciativa de um ótimo canal. Há cinco anos sou seu telespectador e não tem me decepcionado (Claro TV o inclui a partir de um pacote intermediário sem custo adicional).
    As legendas sempre foram seu diferencial. Minha esposa tem conhecimento de Francês e é muito útil para o aperfeiçoamento do idioma. A iniciativa deveria ser copiada por outros canais "étnicos".

  2. Ça c'est la grand oportunité de réussite! No momento em que se renovem os laços e contatos entre uma grande emissora e os produtores de mídia locais, com certeza os seus produtos testados localmente poderão ser vendidos no exterior com maior facilidade: sugiro que tentem o óbvio — le cinéma documentaire, selon la façon des grands de l'écran français, anglais et aussi brésilien. Bonne chance et bon travaux, tous.

  3. Excelente notícia! Assisto direto à TV5 Monde, os programas são ótimos e também aproveito para afinar o francês. Outro ponto é a diversidade, um ponto de vista diferente do anglo-saxão. Será que teremos anúncios de ofertas de pacotes turísticos? Boa sorte, TV5 Monde Brasil, e vida longa!

  4. Acho uma boa iniciativa. Mas é necessário oferecer aos assinantes a OPÇÃO de poder suprimir as legendas, urgentemente.

    É um absurdo que um canal desse porte não ofereça ao espectador a possibilidade de suprimir as legendas, como o fazem a maioria dos canais americanos.

    Muito insatisfeito com a TV5, sendo que já sou assinante do canal há 15 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui