Quatro segredos para um lançamento cinematográfico de sucesso

Com a evolução da comunicação e a chegada dos novos meios digitais como as plataformas de streaming, a indústria cinematográfica também precisou se adaptar às mudanças tecnológicas e às preferências do público.

Hoje, para alcançar grandes números de bilheteria, um filme precisa cair nas redes, viralizar e ainda conseguir prender o público com sua narrativa. Isso demanda um planejamento estratégico bem desenvolvido.

Confira agora os segredos da VX Comunicação para uma campanha de divulgação de longas de sucesso, visto que a agência consagrou-se como uma grande potência na construção de estratégias digitais bem-sucedidas nesse meio. Como exemplos de cases, têm as sequências de "Minha Mãe É Uma Peça", os filmes "Minha Vida em Marte" e "Medida Provisória" e outras obras do cinema nacional.

Conheça seu público-alvo

Entender com quem se quer conversar é a chave para os resultados conquistados ao longo dos anos. Depois que o briefing de uma campanha de lançamento de filme chega, o time de planejamento estratégico da VX parte para as pesquisas com foco no público-alvo.

Para o filme "Medida Provisória", foi desenvolvida uma estratégia de relacionamento com personalidades que tinham afinidade com a mensagem da obra, envolvendo fã-clubes do elenco e gerando interações com diversos artistas de renome.

Já para "Minha Mãe É Uma Peça 2", a VX Comunicação abusou da técnica e da criatividade, produzindo anúncios assertivos que atingiram em cheio o público-alvo e alcançaram mais de 37 milhões de usuários.

Entenda o melhor conteúdo para cada plataforma

Cada plataforma digital tem sua audiência, dinâmica e abordagem específicas. O que viraliza no TikTok pode não funcionar para o YouTube, enquanto que o público do X (Twitter) interage de forma mais ativa e o do Instagram, nem tanto.

Quando se pensa no conteúdo levando em consideração o canal que o transmitirá, é possível potencializar o impacto e tornar as estratégias digitais mais eficazes.

Do ON ao OFF, o que torna um trabalho único é o compromisso em criar mais que campanhas, proporcionando experiências memoráveis que vão além das telonas.

Para o filme "Pluft, O Fantasminha", a VX foi a responsável pela divulgação do filme, criando peças online e offline para o lançamento da produção no país.

No Instagram, foram alcançados 19 milhões de usuários; no Facebook, foram 18 milhões; já no TikTok e no YouTube, foram atingidas 6 e 12 milhões de visualizações, respectivamente; e no X, o engajamento foi de 500 mil impressões.

Para "Minha Mãe É Uma Peça 3", que, ao fim de 2019, quebrou todos os recordes do cinema brasileiro com mais de 11 milhões de espectadores, a campanha online incluiu brincadeiras, jogos e filtros que estimularam a participação e o envolvimento com a temática do filme.

Os memes divertidos da Dona Hermínia geraram aumento de 440% no alcance da página do Facebook. O post de maior alcance obteve mais de 59 mil curtidas.

Um fenômeno de audiência!

Utilize múltiplos canais

Expanda a campanha para além de publicações em redes sociais. Para isso, vale a criação de filtros personalizados para Instagram, stickers de WhatsApp, mídia paga, criação de landing page, brindes personalizados, coberturas de pré-estreias, parcerias com fã-clubes, promoções e sorteios.

Segundo Danielle Baranowski, Gestora de Atendimento, "Acompanhar um lançamento cinematográfico é sempre uma grande emoção. Ver o planejamento saindo do papel e tomando forma, o engajamento aumentando a cada teaser e a cada post trabalhado, um meme viralizando ou uma contagem regressiva para a estreia… todo o processo é muito animador! Cada passo da estratégia do lançamento é cuidadosamente planejado para contribuir com o sucesso do filme."

Seja com os mais de 28 mil acessos à landing page do filme "Medida Provisória", seja com a ação de divulgação para o filme "Pluft, O Fantasminha", que concorreu ao prêmio de Agências Criativas no Festival Élan, a VX sempre busca trazer o público para mergulhar ainda mais na narrativa do longa.

Na ação de "Pluft" indicada à premiação, um ônibus foi todo personalizado com a temática fantasmagórica do filme.

Use a inteligência artificial (IA)

Além dos recursos das plataformas e mídias OFF, a inteligência artificial (IA) pode ser uma grande aliada na estratégia digital para o audiovisual. Da análise de dados em tempo real à personalização precisa do conteúdo, o uso dessa ferramenta pode aumentar consideravelmente as chances de sucesso da campanha.

Para Vanessa Gonçalves, Diretora Executiva, "Quando você pensa na divulgação de um filme, série ou produção audiovisual, você precisa planejar em 360º, estar sempre antenado às últimas novidades do mercado e utilizar isso a seu favor. Trazer inovação é sempre a chave que vai despertar a curiosidade do seu público-alvo, especialmente em canais como a internet."

Quanto mais inovadora e fora da caixa for a campanha de divulgação, maiores serão as chances de sucesso nas telonas!

* Vanessa Gonçalves, atualmente atua como Diretora Executiva na VX Comunicação, onde começou como media planner, passou por coordenação e gestão de planejamento, social, ads on e redação, além da gerência da agência também. É formada em jornalismo, pela Candido Mendes, desde 2011. Conta com pós-graduação em Gestão de Comunicação Empresarial no Instituto de Comunicação e Gestão da FACHA, e em Gestão Estratégica de Pessoas, pela Estácio de Sá, e MBA de Big Data Aplicado ao Marketing, da ESPM.

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