Cinemark e Elo Company apresentam "Projeta às 7", programa de incentivo à distribuição e divulgação do cinema nacional

Nesta quinta-feira, 26 de abril, o Cinemark e a Elo Company se reuniram para apresentar oficialmente o "Projeta às 7", programa que tem como objetivo aumentar a oferta de conteúdos nacionais no cinema de forma consistente e apoiar e dar visibilidade às produções menores em exibições regulares.

Na prática, a ação funciona assim: filmes nacionais serão escolhidos de acordo com a curadoria da Elo Company e passarão por uma espécie de pré-estreia estendida. Por quinze dias, eles ficarão em cartaz em salas Cinemark previamente selecionadas – são 20 salas, em 19 cidades do país – sempre em sessões às 19h, com ingressos a R$12 a entrada inteira e R$6 a meia. Após esse período, os títulos serão lançados comercialmente em outras salas e seguem suas trajetórias em outras janelas.

Trata-se de um braço do "Projeta Brasil", programa que visa a celebração anual das principais obras brasileiras e reverte toda a renda arrecadada para programas de apoio à produção de cinema nacional. Ao todo, o projeto já realizou 18 edições e conquistou mais de 2 milhões de pessoas como público. Mas, nos últimos anos, os números de bilheteria têm caído – mesmo com ingresso a valores baixos, de R$1 a 3. Daí a ideia do "Projeta às 7", que tem a chancela do "Projeta Brasil" – este, continua funcionando nos mesmos moldes.

Com a chancela do "Projeta Brasil", espaço do Cinemark e curadoria da Elo Company, o novo projeto irá colocar em cartaz pelo menos 20 filmes por ano, nesse sistema de 15 dias de "pré-estreia estendida" independentemente da performance de público que o título acarrete. Dos 20 longas, serão obrigatoriamente 10 de ficção e outros 10 documentários. Os critérios para seleção, desenvolvidos pela Elo Company, pretendem dar luz às produções dirigidas e/ou protagonizadas por mulheres; fora do eixo Rio-SP; títulos documentais de temas atuais e relevantes; e primeiros materiais de diretores estreantes.

"Nosso calendário de estreias do 'Projeta às 7' ainda não está fechado – estamos elegendo os filmes que serão lançados neste modelo até o fim do ano. Produtoras interessadas em colocar seus filmes no projeto podem nos procurar que avaliaremos se o filme cabe nos nossos critérios de seleção e, se sim, ele pode ser incluso no nosso cronograma ainda para este ano.", explicou Sabrina Nudeliman Wagon, sócia-diretora da Elo Company, que já distribuiu mais de 400 títulos brasileiros nas diversas mídias.

Apesar de ser um projeto em partes produzido pela própria Elo Company, isso não significa que todos os filmes da distribuidora serão lançados pelo "Projeta às 7", e nem que eles se limitarão aos filmes nos quais tiveram participação. "Estamos abertos a trabalhar com produtoras variadas.", afirma Sabrina.

As salas participantes da ação foram escolhidas pela própria rede Cinemark com base em pesquisas internas. Em São Paulo, as salas participantes serão as dos shoppings Metrô Santa Cruz e Eldorado. É do Cinemark, inclusive, toda responsabilidade de divulgação e marketing do projeto. "Faremos uma comunicação bem ativa, que esse tipo de filme provavelmente não teria. Sessões especiais, com a presença de atores e diretores, estão entre os nossos planos de lançamento.", adiantou a diretora de marketing da rede, Bettina Boklis. "Com essa programação, a Cinemark aumenta significativamente a diversidade de títulos brasileiros exibidos ao longo do ano, além de incorporar com consistência o gênero documentário à programação.", finaliza.

O lançamento oficial do projeto é em 03 de maio e os primeiros filmes já estão definidos: o longa de ficção "Querida Mamãe", de Jeremias Moreira Filho; o documentário "Em um Mundo Interior", de Mariana Pamplona e Flavio Frederico, que acompanha a vida de sete famílias com crianças autistas; e o drama pernambucano "Amores de Chumbo", de Tuca Siqueira.

Os filmes do "Projeta às 7" poderão ser conferidos em 20 cinemas de 19 cidades: São Paulo (Shoppings Eldorado e Santa Cruz), Rio de Janeiro (Downtown),Aracaju (Shopping Jardins), Belo Horizonte (Pátio Savassi), Brasília (Pier 21), Campinas (Iguatemi), Campo Grande (Shopping Campo Grande), Cuiabá(Shopping Goiabeiras), Curitiba (Shopping Miller), Goiânia (Shopping Flamboyant), Londrina (Boulevard Londrina), Natal (Midway Mall), Porto Alegre (Barra Sul), Recife (Riomar), Ribeirão Preto (Novo Shopping), Salvador (Salvador Shopping), Santos (Praiamar), São José dos Campos (Colinas) e Vitória (Shopping Vitória). Após o lançamento nos cinemas, um dos próximos passos garantidos para os longas é a exibição no Canal Brasil.

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