II Festival Internacional de Cinema de Goiânia abre inscrições para filmes de todos os gêneros 

(Foto: Divulgação)

Após um ano de sua bem sucedida estreia online, o Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF) está de volta e com inscrições abertas para a segunda edição. Em 2023, o festival ocorrerá de forma totalmente presencial, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, na capital. A programação contará com mostras competitivas e não-competitivas, encontros para intercâmbio entre produtores e cineastas e atividades de ensino em cinema para a população. Contemplado no Programa Goyazes, o II GIFF recebe apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult GO).

Realizadores de cinema podem inscrever suas produções no período de 24 de julho a 24 de agosto, por meio da plataforma FilmFreeWay. O GIFF tem formato aberto a todos os gêneros e durações, ou seja, serão aceitos curtas (até 49 minutos) e longas-metragens (a partir de 50 minutos) finalizados a partir de 1º de junho de 2022. A inscrição é gratuita para cineastas brasileiros, incluindo os de Goiás, e para filmes estrangeiros.

Filmes ainda em produção também serão aceitos e cada realizador poderá inscrever mais de um projeto autoral. Após essa etapa, a seleção será realizada por uma curadoria formada por profissionais graduados e pós-graduados na área cinematográfica. Ao todo, haverá três curadores para curtas e outros três para longas. Entre os membros da equipe curatorial estão as professoras de cinema Verônica Brandão (IFG) e Georgia Cynara (UEG).

Uma das novidades do II GIFF é a premiação em troféu e dinheiro para as mostras Origens e Ruptura, nas quais o júri oficial contará com seis artistas do audiovisual. Além disso, todos os filmes selecionados serão exibidos gratuitamente para o público em um grande cinema de Goiânia e os espectadores também poderão votar nas suas produções preferidas.

Idealizado pelos cineastas goianos Cássio Domingos e Vanessa Goveia, o GIFF favorece com que realizadores independentes de Goiás exibam seus filmes na tela grande do cinema e troquem experiências com outros realizadores brasileiros e estrangeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui