Canais SporTV impactaram na Olimpíada, somente em TV, 38 milhões de pessoas

Na TV por assinatura, a rede SporTV alcançou, com mais de 2,4 mil horas de transmissão ao vivo em 17 dias, 38 milhões de pessoas. Segundo a programadora, são 29% mais telespectadores do que o obtido em Londres-2012, e 27% a mais do que a soma do desempenho de todos os canais fechados concorrentes esportivos no mesmo período (em número de telespectadores impactados). Em termos de audiência, a vantagem dos canais SporTV sobre os concorrentes (canais esportivos pagos) foi de 258%.

O crescimento se deu em todos os targets. Não importa o gênero ou a idade, a rede SporTV pelo menos triplicou a sua audiência em todos os recortes da população durante o evento esportivo. Entre homens, o crescimento foi de 227% e, entre mulheres, 410%. Analisando as faixas de idade, o crescimento entre crianças de 4 a 11 anos foi de 235%; entre adolescentes de 12 a 17 o aumento foi de 267%; na faixa de jovens de 18 a 24 crescimento de 316%; e junto ao público adulto (25 anos em diante), aumento de 286% na audiência.

Em relação a Londres, cada modalidade esportiva apresentou aumento de audiência médio de 168%. A canoagem teve grande destaque de crescimento, tendo resultado 635% superior ao de quatro anos atrás. Outras 17 modalidades tiveram mais do que o dobro da audiência obtida na última olimpíada, inclusive a ginástica olímpica, que mesmo já tendo sido a 6ª modalidade mais vista em Londres, conseguiu crescer 176%.

Assim como em Londres, vôlei e futebol foram, na ordem, as duas modalidades com maior participação na audiência da TV por assinatura nessa Olimpíada. Completam o 'top 5': o atletismo, o basquete (que inverteram suas posições em relação ao último evento) e a ginástica, que superou o vôlei de praia e assumiu a quinta colocação. As cinco modalidades atingiram 27 milhões de pessoas nos canais pagos.

As maiores audiências da Olimpíada na TV por assinatura foram, na ordem, a final dos 100 metros rasos masculino, vencida pela jamaicano Usain Bolt; a semifinal do vôlei masculino entre Brasil e Rússia; a goleada sobre a Dinamarca no futebol masculino; e as finais de vôlei e do futebol masculino. Com esses cinco eventos, o SporTV atingiu 8 milhões de pessoas. Na média dos horários dessas transmissões, o SporTV foi o segundo canal mais visto da TV brasileira entre assinantes, atrás apenas da Globo.

Fora das partidas, o programa "É Campeão" se destacou, com 9 milhões de pessoas acompanhando os comentários dos medalhistas olímpicos. De acordo com a programadora, o programa conseguiu liderança absoluta no segmento esportivo tendo, na média, 198% mais audiência do que a emissora concorrente melhor colocada.

Canais temporários

Os 13 canais extras lançados especialmente para a Olimpíada também foram destaque de audiência. Os canais alcançaram 42 milhões de telespectadores, que puderam acompanhar seus esportes favoritos transmitidos pela equipe de 35 narradores e 110 comentaristas do SporTV.

Com 16 canais comentados e narrados na TV paga e 56 sinais na Internet, foram mais de 4 mil horas de transmissão. O projeto contou com o envolvimento de 1.591 profissionais.

Publicidade

Para o Projeto Rio 2016, foram comercializadas todas as seis cotas disponíveis: Bradesco, Claro, Correios, McDonald's, Nissan e Samsung. Ao final do projeto, serão no total mais de 25,9 mil inserções. Desde janeiro deste ano, as marcas dos patrocinadores estão presentes em uma programação dedicada aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e o plano estende-se até o final de agosto. O projeto conta com programas especiais e cobertura jornalística. O valor de tabela de cada cota é de R$ 82.261.628,36.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui