Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis exibirá 100 curtas e oito longas

“Perlimps”, de Alê Abreu, abre a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis de 2023 (Foto: Divulgação)

A 22ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece de 11 a 21 de outubro e exibirá 100 curtas-metragens na mostra competitiva, além de oito longas convidados, entre nacionais e internacionais, alguns em estreia nacional. As exibições serão no Teatro Pedro Ivo e nos cinemas do CIC, na capital catarinense. E uma seleção de 13 curtas poderá ser acessada por crianças de todo o mundo pela plataforma Itaú Cultural Play, de 12 a 31 de outubro.  

A abertura, dia 11, para convidados, contará com palestra de Daniel Mundukuru, escritor, professor, ator e ativista indígena brasileiro originário do Povo Munduruku. Autor de 62 livros, suas obras literárias são sobretudo dirigidas aos públicos infantil e juvenil tendo como tema principal a diversidade cultural indígena. No evento, ele vai falar sobre Educação para a Diversidade e a Cultura de Paz nas Escolas. 

A programação da Mostra terá o tradicional Encontro do Cinema Infantil, espaço para debates que neste ano reunirá realizadores e pesquisadores para falarem sobre as políticas públicas para o cinema infantil e a importância da formação de plateia para a cadeia do audiovisual. Nesta edição, a Mostra faz a campanha "O Cinema Brasileiro precisa das crianças e as crianças precisam do Cinema Brasileiro". Essa é uma causa que a diretora da mostra, Luiza Lins, defende desde que criou o evento, há mais de duas décadas. Ela destaca a importância das políticas públicas investirem na difusão do audiovisual e não somente na produção de filmes, como tem acontecido nos últimos tempos. "Em um ano de retomada de políticas públicas para o audiovisual brasileiro, debater a importância da formação de plateia é fundamental", diz Luiza, que receberá, entre os convidados, a Secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga.

A programação contará também com diversas oficinas, como escrita criativa, animação, dublagem e improvisação teatral. As inscrições para o Encontro Nacional de Cinema Infantil, Seminário e oficinas estão abertas no site oficial

Seleção de filmes 

Entre os oito longas-metragens convidados, seis são nacionais, sendo quatro animações e duas ficções. O filme de abertura da mostra, dia 12 de outubro, às 14h, será "Perlimps",de Alê Abreu. Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com Abreu, que também é diretor do longa "O Menino e o Mundo", vencedor de 46 prêmios e indicado ao Oscar de Melhor Animação (longa-metragem), inclusive já exibido na Mostra. 

Dos 100 curtas-metragens da mostra competitiva, 80 são nacionais, produzidos em 19 estados brasileiros. Os outros 20 filmes são de oito países. Todos os curtas-metragens participantes concorrerão a três prêmios: Melhor Filme, votado por um Júri Oficial; Melhor Filme, votado por Júri Popular; e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 1.500. O Melhor Filme Internacional receberá troféu e certificado da 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A seleção completa de filmes pode ser conferida no site

Além da programação no Teatro Pedro Ivo e no CIC, será realizado o circuito-escola, com exibição dos filmes selecionados em mais de 100 escolas municipais da região.

Uma iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui