12ª Crash – Mostra Internacional de Cinema Fantástico será realizada de 9 a 13 de dezembro

A Crash – Mostra Internacional de Cinema Fantástico lança sua 12ª edição com novidades. Pela primeira vez, o evento será realizado totalmente de forma online, entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2020. A realização é a MMarte Produções, da produtora Márcia Deretti ao lado de Márcio Júnior.

Os filmes estarão disponíveis gratuitamente pela plataforma brasileira de streaming especializada em cinema fantástico, a Darkflix, ampliando assim o alcance da Crash a todo território nacional. Outra novidade é que a mostra irá eleger os melhores filmes em três categorias: curta-metragem nacional, curta-metragem estrangeiro e longa-metragem. Os filmes serão escolhidos por um júri formado por três convidados: os especialistas Yasmine Evaristo, Marcelo Miranda e Renné França.

As inscrições encerradas no dia 10 de outubro contaram com mais de 300 obras, vindas de 41 países. O Brasil tem o maior número de participações, com 47 filmes, seguido pela Espanha, com 40, e pelos Estados Unidos, com 38. França, Canadá e Portugal ocupam os lugares seguintes. Mais de 80 filmes foram selecionados pelos curadores e divulgados no dia 5 de novembro. A curadoria 2020 da mostra é formada pelos especialistas em cinema de gênero, Carlos Primati e Beatriz Saldanha; o cineasta udigrudi (cinema experimental/marginal), Gurcius Gwedner; o crítico de cinema André LDC; e os idealizadores da Crash, Márcia Deretti e Márcio Júnior.

Convidados internacionais

Duas figuras de peso da história do cinema fantástico marcam presença na edição da mostra este ano, o diretor norte-americano Lloyd Kaufman e o ator alemão Udo Kier. Lloyd é um dos grandes mestres do cinema independente mundial, considerado uma lenda viva, está desde os anos 1970 à frente da Troma Entertainement. Na Crash, ele participa virtualmente com uma pequena mostra especial de sua produtora e com sua famosa masterclass "Do your own damn movie!".

Já Udo Kier, ator conhecido por seu trabalho intenso no cinema de horror e exploitation, atuou tanto em blockbusters americanos quanto em pérolas do cinema cult. Kier fez mais de 200 filmes com diretores como Dario Argento, Fassbinder, Lars Von Trier e Herzog e Guy Maddin – recentemente, fez o papel de vilão em "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho, filme vencedor de seis troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro deste ano. A Crash fará uma bate-papo com o ator em formato de live, focando em sua carreira e nos seus trabalhos no cinema de gênero.

As atividades com os convidados internacionais contarão com tradução simultânea para o português e intérprete de libras, garantindo acessibilidade aos deficientes auditivos.

Oficinas

As oficinas da mostra também serão realizadas por meio de plataforma virtual. Nesta edição, serão três workshops: "Efeitos especiais em maquiagem – módulo 2", comandada pelo expert Rodrigo Aragão, "Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror", ministrada por Carlos Primati e Queops Negronski, e "Criação de trilhas sonoras para filmes de terror", com Paulo Beto.

Na lista de debates está o "Cinema Fantástico em tempos de repressão", comandado por Alice de Fátima Martins. As inscrições para as oficinas podem ser feitas gratuitamente por meio do site. As vagas são limitadas.

Completam a programação da Crash lançamentos de livros e publicações, que também serão feitos virtualmente, com diálogos direto com os autores. Os títulos serão divulgados em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui