Documentário sobre sistema carcerário humanizado terá sessões especiais em SP 

Detentos, funcionários e convidados assistem ao documentário “Do Amor Ninguém Foge” em exibição realizada na Apac de São João Del Rey, MG (Foto: Divulgação/ Café Royal)

O documentário "Do Amor Ninguém Foge", dirigido por Daniel e Julio Hey (Irmãos Ahimsa), produzido pela Café Royal, coproduzido pela produtora portuguesa Bro, distribuído pela O2 Play e pela internacional Level K, estará em cartaz no Cinema LT3, em Perdizes, de 2 a 8 de março, às 16h. 

O projeto, que foi selecionado para o Festival Caminhos do Cinema Português, na categoria "Filmes da Lusofonia", dedicada aos 200 anos da independência do Brasil, retrata a imersão de dois irmãos na realidade de um sistema carcerário brasileiro que trabalha na recuperação dos detentos por meio de um método humanizado, que permite que o sistema funcione sem a presença de agentes penitenciários ou armas.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça em 2022, o número da população carcerária no Brasil ultrapassa 919 mil pessoas. "Do Amor Ninguém Foge" revela o método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), entidade que administra mais de 60 presídios no Brasil hoje, para promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena, com o propósito de evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar.

Reconhecido e exportado para 23 países, o método utilizado pela Associação traz resultados revolucionários para a ressocialização e diminuição da reincidência e de custos para o Estado. Enquanto em um presídio comum a taxa de reincidência gira em torno de 80%, nas APACs este número é cerca de 20%. Depois de mais de 30 dias vivendo o dia a dia e dormindo dentro do presídio, Daniel e Julio Hey promovem um mergulho cinematográfico no ser humano preso, trazendo luz às discussões sobre o sistema prisional atual e questionamentos sobre liberdade e o poder regenerativo do amor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui