Canal Curta tem 63 telefilmes originais financiados pelo Prodav

Prestes a completar cinco anos em novembro, o Curta teve aprovados 34 novos projetos pelo Fundo Setorial do Audiovisual. São dez séries e 24 telefilmes documentais, propostos por produtoras independentes que receberão o investimento de quase R$ 15 milhões em sua produção, através da linha Prodav 02/2016. Os conteúdos aprovados contemplam os cinco temas abordados pelo canal, focado nas artes e humanidades: Segunda da Música, Terça das Artes, Quarta de Cinema, Quinta do Pensamento e Sexta da Sociedade.

O canal tem ainda 14 telefilmes e a série "101 canções que embalaram o Brasil" (baseada no livro de Nelson Motta) financiados pela linha Prodav 06, de crédito automático por sucesso comercial do canal. Pela linha de suporte seletivo Prodav 01, o canal tem financiamento já assegurado para 30 outros telefilmes e 25 séries. Com estes, o Curta assegura para breve um acervo curatorial, em diversos estágios de produção, formado por 63 telefilmes e 639 episódios de 54 séries, totalizando 438 horas de novos conteúdos originais apoiados pelo FSA, nas temáticas abordadas pelo canal.

Entre os projetos de telefilmes estão produções sobre nomes relevantes da MPB e das artes no Brasil. Na área da música, "Melodia Pérola Negra", da Dona Rosa Filmes, revelará o ritmo e a força da poesia urbana do cantor e compositor falecido recentemente, Luiz Melodia; Ney Matogrosso terá sua trajetória revelada no telefilme "Ney à Flor da Pele", da Nepomuceno Filmes; "Dorivando Saravá", telefilme da Hamaca Produções, partirá da premissa que a música de Dorival Caymmi possui uma genética que traduz os costumes antigos. Outros destaques são a biografia do poeta e letrista brasileiro Paulo Cesar Pinheiro, que será contada em "Paulo Cesar Pinheiro – Letra e Alma", documentário da Terra Firme Produções; o longa "Sopro – Xingu, Cariri, Caruaru, Carioca", da Alo Vídeo, no qual Carlos Malta pesquisa o pífano em busca das suas histórias, modos de fazer e tocar; "Grupo Corpo pela Música", telefilme da JPZ Comunicação sobre a construção do acervo de trabalhos musicais que marcam a trajetória do Grupo Corpo e de seus artistas; "Yamandu e o Mestre", produção da DobleChapa Cinematografia, em que Yamandu Costa volta ao Rio Grande do Sul para encontrar o seu mestre dos tempos de infância, entre outros.

Além da música, personagens icônicos da produção cultural do país também serão investigados pelas produções aprovadas. O cineasta Eduardo Coutinho terá sua obra visitada no documentário "Banquete Coutinho", da Heco Produções; Glauber Rocha será retratado em "Glauber-Itália Ida e Volta", longa-metragem da Drama Filmes sobre o período em que o cineasta rompe com a ditadura militar e vai ao autoexílio, na Itália; o artista Paulo Bruscky terá sua trajetória revelada no documentário "Paulo Bruscky – Autorretrato", da Aruac Produções; Torquato Neto terá seu processo criativo investigado a partir de fronteiras culturais e de linguagem no documentário "Torquato, Imagem da Incompletude", da Magno & Magno; Maria Bethânia, Mia Couto e José Eduardo Agualusa, três ícones mundiais da literatura e da música, farão uma viagem até Moçambique para levar a arte de interpretar contos, prosas e poesias em "Ensaio Poético", telefilme da Cine Group.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui