Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Distribuição do conversor da TV digital já atende beneficiários do CadÚnico no...

Distribuição do conversor da TV digital já atende beneficiários do CadÚnico no entorno de Brasília

A Entidade Administradora da Digitalização (EAD) iniciou o agendamento dos beneficiários dos programas sociais do governo Federal (CadÚnico) nas nove cidades do entorno do Distrito Federal para distribuição do kit gratuito da TV digital. A informação é do diretor-geral da entidade, Antonio Carlos Martelleto, que participou, nesta quinta-feira, 28, de audiência pública sobre o desligamento do sinal analógico de TV em Brasília na Câmara Legislativa do DF. Segundo ele, a distribuição dos conversores e antenas para os beneficiários do Bolsa Família continua. Em Brasília, o agendamento, que será conjunto, ainda não começou.

“Ao todo, serão distribuídos 374 mil kits aos integrantes do CadÚnico e do Bolsa Família”, informou o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Roberto Martins. Ele disse que o processo atingirá perto de 3,6 milhões de pessoas, 13 geradoras e 62 retransmissoras de TV. “É um desafio enorme para a radiodifusão e para as teles, especialmente de investimentos e de logística”, avaliou. A data marcada para o switch-off em Brasília é 26 de outubro.

O superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Alexandre Bicalho, disse que o processo é acompanhado e regulado por um grupo de trabalho, liderado pela agência, mas com a participação de todos os setores envolvidos. O representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Ricardo Balduíno, além de destacar a importância da TV aberta para entretenimento e informação da população, os debates estão servindo para que radiodifusores e operadoras de telecomunicações, que nem sempre têm objetivos comuns, estão aprendendo a trabalhar juntos.

Para o superintendente executivo de Relacionamento da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Barbosa, a maior vantagem da digitalização é a possibilidade do uso da interatividade, para acessar pela TV os serviços públicos. Ele afirmou que obteve o compromisso da EAD de divulgar essa facilidade, que não ocorreu na cidade piloto de Rio Verde, em Goiás. O representante da Associação Brasileira de Televisão (Abratel), André Felipe Trindade, sugeriu que a Câmara Legislativa trabalhe para reduzir, ao menos temporariamente, o ICMS para aparelhos de TV e conversores, facilitando o acesso.

A audiência pública foi proposta pelo deputado Professor Israel (PV) com o objetivo de abrir espaço para a discussão com a população sobre as medidas que serão adotadas para o desligamento do sinal analógico e adoção do sinal digital de TV aberta em Brasília e nove municípios goianos localizados no entorno. São eles Cristalina, Águas Lindas de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile