Viva atinge audiência histórica em 2019

O Viva, canal de reexibição de novelas do grupo Globosat, atingiu audiência histórica em 2019 – 54% acima do ano anterior – alcançando sua melhor posição no ranking e tornando-se o segundo canal mais assistido da TV paga no horário nobre, das 19h à 1h. Além disso, a marca teve o maior crescimento percentual em audiência, share, alcance e tempo de permanência no Top 10 canais dos primeiros quatro meses deste ano.

Para Daniela Mignani, diretora do VIVA/GNT/+Globosat, existe um certo sentimento "nostálgico" por parte do público que influencia nos resultados de audiência. "Existem várias tendências no mercado que apontam isso. Mas o importante é destacar que esta nostalgia não é a que te deixa preso ao passado, mas aquela que você volta nele para se revigorar, ter um sentimento de acolhimento, segurança e viver o presente com mais otimismo. E é aí que o Viva se encontra. Somos uma marca de entretenimento e variedades, voltada para a família, que se consagra como ponto de encontro de gerações para viver e reviver os clássicos da televisão. O Viva reforça que o bom conteúdo está acima de tudo, e o colocamos à disposição para ser assistido pela TV, pelo Viva Play, pelos OTTs das operadoras e pelo Globoplay.", explica em entrevista exclusiva a TELA VIVA.

As novelas exibidas atualmente são líderes da Pay TV durante seus horários principais e alternativos de exibição. Alguns dados relevantes de audiência indicam que "Cravo e a Rosa", por exemplo, lidera durante os seus dois horários de exibição, já tendo impactado mais de 7,5 milhões de telespectadores diferentes. A obra ainda conquistou o título de melhor novela entre o seu histórico no horário nobre. Outros destaques entre as novelas são "Terra Nostra", que já impactou mais de 7,2 milhões de telespectadores diferentes, e "Porto dos Milagres", com 9,1 milhões. Sobre a seleção de novelas que vão ao ar pelo canal, Daniela detalha: "Analisamos conjuntamente com a Globo o rico acervo que temos à disposição e selecionamos os possíveis títulos. Buscamos alternância de autores, tramas e perfil das histórias para levarmos diversidade para o público. A partir daí, checamos os direitos autorais, musicais, número de capítulos, entre outros pontos fundamentais para a viabilização da exibição.".

Os programas de humor também fazem parte da grade do canal e performam bem. "A Grande Família", por exemplo, é o segundo programa mais assistido no ranking da TV por Assinatura durante sua exibição principal em 2019, tendo alcançado mais de 8,3 milhões de telespectadores diferentes.

Hoje, o Viva consegue manter-se relevante no cenário de alta concorrência da Pay TV sem que a produção de conteúdo original seja seu foco. "Isso acontece por uma combinação de variáveis, mas o bom conteúdo é o que sempre fará a diferença. No entanto, é importante revisitar constantemente a nossa comunicação para acompanharmos todas as transformações da sociedade e do público desta marca e criar esta ligação com a nova geração que nos assiste. Cruzamos fatos de hoje com o conteúdo do passado que está sendo exibido e exploramos em chamadas e em nossa participação nas redes, usamos os memes e reações das redes sociais em nossa linguagem visual, recriamos novas versões musicais de antigos sucessos para embalar os intervalos da programação.", justifica Daniela. "Junto com isso, temos algumas produções próprias que reforçam o propósito da marca em ser atual e fazer parte da vida do brasileiro, como 'O Sai de Baixo' revisitado a tempos atrás, 'Trapalhões', 'Especial Chacrinha', e atualmente, 'Escolinha do Professor Raimundo – Nova Geração'. Além disso, especiais que resgatam a história do conteúdo que o Viva explora como 'Viver do Riso', 'Vilãs que Amamos' e outros.", completa.

Sobre os principais desafios enfrentados atualmente pela marca da Globosat, Daniela destaca afinar a percepção do mercado publicitário em relação ao conteúdo e público. "Viva é uma marca e um ambiente original e autêntico que traz sentimentos de conforto e alegria, e isso é muito precioso e difícil de alcançar com qualquer marca. Um público que confia no conteúdo e por isso, está desarmado e aberto diante dele. E isso vale para as marcas e mensagens de marketing que estão por lá. Todas as nossas pesquisas corroboram com a posição no ranking em que ele se encontra na Pay TV e no consumo por demanda das plataformas em que está disponível.
Temos uma audiência totalmente engajada, atuante nas redes, com poder aquisitivo e que advoga a favor do canal. É uma combinação muito especial.", conclui a diretora.

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui