Vencedor do Kikito, "Portuñol" estreia no Canal Brasil

Premiado como melhor longa gaúcho no Festival de Cinema de Gramado de 2020, o documentário "Portuñol" (2020), com roteiro e direção de Thais Fernandes, estreia no Canal Brasil na próxima terça-feira, dia 1º de junho, às 20h45. O filme registra as fusões das línguas portuguesa e espanhola, além do guarani, nas regiões fronteiriças do Brasil com os países vizinhos. Dessa mistura de culturas, nasce o "portuñol" que compõe a identidade dos moradores destes territórios.

Entre 2017 e 2018, Fernandes e sua equipe percorreram cidades brasileiras que fazem fronteiras com Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai e se propuseram a conversar com a população local. Sem pré-entrevistas, a diretora registrou os encontros com músicos, comerciantes, acadêmicos, poetas, entre outros que foi conhecendo durante a viagem. Com argumento de Jéssica Luz, o documentário propõe investigar a relação entre essa mistura de idiomas e o dia a dia da América Latina, mas acaba interferindo também em uma discussão sobre fronteira. As línguas que se encontram nos territórios se fundem à cultura dessas regiões e a fronteira se torna um mero conceito abstrato que não se aplica à realidade.

Além da exibição inédita na terça, dia 1º, às 20h45, o canal reprisa o longa na quinta, dia 3, às 11h45, e na segunda, dia 7, às 7h. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui