Cinemas, bares e restaurantes vão liderar o consumo no pós-pandemia, revela pesquisa da Bain

Uma pesquisa realizada pela Bain & Company com 2 mil brasileiros apurou a intenção de hábitos dos consumidores uma vez que o risco da Covid-19 esteja controlado. Com o fim das restrições impostas pela pandemia, os cidadãos ficarão mais propensos a ir aos cinemas (57%), frequentar bares e restaurantes (65%) e fazer compras em lojas físicas (40%). De acordo com a pesquisa, o montante de respondentes que não realizaram essas atividades desde o início da pandemia foi de, respectivamente, 79%, 65% e 60%. 

Além disso, a pesquisa mostra um alento para o setor de viagem e turismo. Quase 40% dos brasileiros pretendem viajar de avião e se hospedar em um hotel. Para pouco mais da metade dessas pessoas, isso ocorrerá dentro de poucos meses. 

A pesquisa da Bain & Company também mostrou que a forma com que os brasileiros gastam tiveram grandes alterações. O foco esteve em supermercado, delivery e saúde, mas o estudo apontou que há uma demanda reprimida por várias categorias que os consumidores esperam gastar mais no futuro, principalmente em viagens, comida, bebida e beleza.

De acordo com o estudo, uma das áreas de consumo que terá impacto no pós-pandemia é o entretenimento: 72% dos brasileiros aumentaram o tempo gasto em serviços de streaming e 78% aumentaram o tempo gasto em mídias sociais – uma tendência que deve se manter. O tempo gasto em videogames provavelmente será reduzido. 

Situação financeira como obstáculo na retomada 

Embora o estudo projete as atividades que o brasileiro mais quer fazer assim que a pandemia estiver controlada, a Bain & Company notou que a situação financeira pode ser um dificultador, uma vez que a renda do brasileiro foi mais impactada do que a de outras economias. No Brasil, o número de pessoas que guardaram menos dinheiro foi 28% maior do que o de entrevistados que pouparam mais. Nos Estados Unidos, por sua vez, o número de pessoas que guardaram mais ou muito mais dinheiro foi 16% maior. 

"Nos EUA e Europa, as pessoas conseguiram poupar mais. Já no Brasil, houve o contrário. Isso em razão do impacto da menor atividade econômica, do emprego e da renda. Um dos elementos relevantes dessa tendência é indicar quanto o poder aquisitivo irá diminuir, e como as pessoas estão saindo dessa pandemia com dinheiro no bolso", destacou Federico Eisner, líder da prática de Bens de Consumo da Bain & Company na América do Sul.

Mudança de comportamento 

A pandemia da covid-19 impactou a maneira como o consumidor se relaciona com seus hábitos de compra, e muitos desses comportamentos adquiridos devem se prolongar após o fim da pandemia, mostrou o estudo.

De acordo com a Bain, hábitos relacionados ao ambiente doméstico, com as pessoas realizando atividades em casa, ainda devem permanecer relevantes mesmo após o fim da pandemia. Dentre essas atividades detectadas, a pesquisa indicou que cozinhar (84%), assistir televisão (77%) e cuidar do lar (64%) foram as principais razões mencionadas pelos consumidores durante a pandemia. Também houve um aumento em atividades relacionadas à saúde, como a prática de exercícios (56%) e de aulas fitness virtuais (54%).

"Muitos desses comportamentos que foram adquiridos durante a pandemia permanecem. E esses novos hábitos que os consumidores acrescentaram em suas rotinas domésticas, como cozinhar, assistir TV, jogar vídeo-games e cuidar da própria casa, além de todos os temas relacionados ao cuidado com a saúde, com exercícios físicos, devem continuar", afirmou Luciana Batista, sócia da Bain & Company.

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