A TV Senado e a TV Câmara firmaram uma parceria para a cobertura das eleições deste ano: as duas emissoras vão se juntar ao longo do dia do primeiro turno – neste domingo, 2 de outubro – para promover uma cobertura completa da eleição para o Poder Legislativo, Governador e Presidente da República.
"O Poder Legislativo é protagonista em diversos momentos da história do país, como a queda de um presidente, a escolha de ministros dos tribunais superiores ou as decisões que mudam a vida dos brasileiros como a regulamentação das domésticas, reformas trabalhista e da previdência. Nos últimos anos, esse papel foi ganhando ainda mais destaque, com o maior poder de decisão que os parlamentares têm para a distribuição do orçamento federal. Por esse motivo, faz sentido oferecer ao eleitor uma cobertura mais ampla e transparente da eleição para o Poder Legislativo, além dos cargos de governador e presidente da República", explica Érico da Silveira, diretor da TV Senado.
A transmissão conjunta das emissoras começa a partir das 8h30, ao vivo, com informações para o eleitor sobre como votar, documentos necessários e o que pode e o que não pode ser feito no dia da eleição. De 9h até as 13h, a TV Senado terá flashes a cada 30 minutos direto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A partir das 13h, TV Senado e TV Câmara se reúnem novamente para discutir ao vivo com especialistas desafios que os próximos governantes vão enfrentar nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, economia, relações exteriores, segurança pública e política social. Os espectadores podem participar enviando perguntas pelas redes sociais da TV Senado (@tvsenado).
Às 17h, o programa inicia a apuração de resultados, em tempo real, com dados direto do sistema do TSE e o comentário de analistas políticos. Este ano, há uma expectativa que as urnas terminem de ser apuradas mais cedo, pois os estados da região Norte com fuso horário diferente vão iniciar a apuração no horário de Brasília.
Conhecidos os eleitos e os candidatos que vão para o segundo turno, a equipe de especialistas na cobertura do Legislativo finaliza a cobertura com mais um programa ao vivo para análise dos resultados, da configuração partidária da Câmara e do Senado e da relação entre os poderes que se desenha a partir de 2023. "A programação vai se manter ao vivo até o fim do dia, para que o cidadão tenha uma visão completa das eleições e dos eleitos, não apenas aos cargos do Poder Executivo, mas sobretudo do Poder Legislativo, que é o grande diferencial da nossa equipe e da nossa cobertura", completa Silveira.