Publicidade
Início Tela Viva Preparação para nova tecnologia continua nas emissoras

Preparação para nova tecnologia continua nas emissoras

As geradoras cabeças de rede continuam se preparando para a TV digital. Ainda falta digitalizar estúdios e preparar a infra-estrutura para edição em alta definição, além de definir como preparar as novas possibilidades da TV, como mobilidade e interatividade, grandes apostas dos radiodifusores.
A Globo tem transmissões digitais em cinco cidades e deve ter "mais nove ou dez até o final do ano", disse Liliana Nakonechnyj, diretora de engenharia de telecomunicações da emissora de presidente da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão), em painel sobre TV digital na Futurecom, evento que acontece esta semana, em São Paulo. Segundo ela, todas as capitais estarão cobertas digitalmente pela Globo até o final do próximo ano. A engenheira diz que, no momento, a emissora continua trabalhando na conversão dos estúdios que ainda não estejam preparados para a alta definição e, principalmente, na infra-estrutura de finalização. Ainda segundo Liliana, a emissora aposta bastante na interatividade como ferramenta para manter a audiência.
A Band diz apenas que trabalha, no curto prazo, na implantação do sistema digital, sem apontar números. Paralelamente, "é fundamental investir na capacidade de produção", diz Walter Ceneviva, vice-presidente executivo do Grupo Bandeirantes. Segundo ele, a aposta do grupo é na recepção móvel. "A TV ganha novos horários nobres, que são os horários de trânsito", aposta.
Já o SBT, segundo seu diretor de engenharia, Roberto Franco, que é também presidente do Fórum SBTVD, montou equipes multidisciplinares para desenvolver novas linguagens. "A TV digital traz uma experiência diferente, porque muda os mecanismos de percepção visual e auditiva", disse. Segundo ele, a interatividade é algo que precisa ser estudado na forma como é apresentada na nova tecnologia, mas que a radiodifusão já sabe usá-la. "O SBT está no Guiness por ter recebido 72 milhões de cartas válidas para uma única promoção", disse.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile