Mais duas teles latino-americanas preparam lançamentos

Duas operadoras de telefonia fixa da América Latina anunciaram planos de lançar serviços de IPTV. A colombiana Une EPM planeja lançar o serviço comercial em março. No mesmo mês, a Telecom Argentina iniciará um teste. Ambas são operadoras de telefonia fixa.
A Une vem testando IPTV há dois anos. ?Não dá para lançar esse serviço da noite para o dia?, explica o diretor de IPTV da operadora, Andres Betancur. Em 2006, a companhia testou o serviço com cem clientes usando MPEG2 e rede ADSL+2. Depois, em 2007, fez um segundo teste, então com mil clientes, usando MPEG4, H.264 e ADSL+2. Foram feitos fortes investimentos na rede para reduzir para até 500 metros a distância entre as centrais telefônicas e as residências dos clientes. ?A velocidade mínima para IPTV precisa ser de 6 Mbps?, afirma o executivo.
Em uma primeira fase, a Une oferecerá 200 canais de vídeo e áudio empacotados de várias formas diferentes. Nessa fase também haverá vídeo sob demanda, pay-per-view e serviço de controle de acesso ao conteúdo pelos pais. Em uma segunda fase a empresa oferecerá PVR (personal vídeo recorder), e-mail TV e páginas da web na TV. A terceira fase consistirá na oferta de HDTV, jogos na TV, SMS na TV, além de outros serviços de valor adicionado.
A expectativa de retorno para o investimento é de sete anos. ?Os custos do conteúdo são altos. Em alguns casos os provedores ficam com 75% e a operadora com 25%?, reclama Betancur. Além disso, os preços de TV por assinatura na Colômbia são baixos. Há ofertas de US$ 12 por mês. E outras, ilegais, por US$ 5 ao mês.
A Telecom Argentina, por sua vez, fará seu primeiro teste em março de 2008 para aperfeiçoar o know-how de seus técnicos, integrar o OSS e o BSS, além de testar diferentes arquiteturas de rede. Será utilizadp MPEG4, H.264 e transmissão em SDTV e HDTV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui