Estão abertas as inscrições para a 5ª Mostra Itinerante de Cinemas Negros 

(Foto: Divulgação)

A Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) chega à 5ª edição com o tema "Cinemas em Movimento: Memória nas Telas". Em 2024, a MIMB será realizada em Salvador, entre os dias 8 a 27 de abril, e em São Paulo, nos dias 4 e 5 de maio, em formato híbrido, combinando exibições online e presenciais. A programação destaca mais de 60 filmes que abordam a diáspora africana. A chamada para a Mostra Competitiva está aberta, com inscrições até 18 de fevereiro, visando selecionar 40 obras, entre curtas e longas. Ao final da competição, serão premiados quatro títulos, escolhidas por votação popular, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Ficção/ Animação. Além disso, duas obras receberão Menção Honrosa, com premiação em serviços e produtos. 

A MIMB, consolidada como um espaço de circulação de filmes e articulação política de realizadores negros no Brasil e no mundo, tem como foco a formação e capacitação nas diversas etapas da indústria cinematográfica. A mostra já exibiu mais de 200 filmes para cerca de 30.000 pessoas ao longo dos últimos sete anos, nos formatos online e presencial. O tema da 5ª edição, "Cinemas em Movimento – Memória nas Telas", propõe uma reflexão sobre a trajetória construída ao longo dos sete anos de atuação, destacando iniciativas inovadoras que utilizam o cinema como ferramenta de transformação social e educativa.

A iniciativa é coordenada e protagonizada por Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Julia Morais e Tais Amordivino, mulheres negras atuantes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica, desde direção e fotografia até produção executiva e curadoria. O projeto é via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, com patrocínio da Dow Brasil e realização do Ministério da Cultura e Rosários Produções Artísticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui