Vencedor de Gramado, "Noites Alienígenas" estreia nos cinemas nesta quinta, 30 de março 

Gleici Damasceno e Gabriel Knoxx em “Noites Alienígenas” (Foto: Wesley Barros)

Em sua estreia mundial no Festival de Gramado, "Noites Alienígenas", de Sérgio de Carvalho, fez história: o filme se tornou o primeiro longa do Acre a ser premiado no evento, levando os Kikitos de Melhor Filme, Ator (Gabriel Knoxx), Atriz Coadjuvante (Joana Gatis), Ator Coadjuvante (Chico Diaz), Menção Honrosa ao ator Adanilo Reis, e o prêmio do Júri da Crítica. Com produção da Saci Filmes, o longa chega aos cinemas do Brasil nesta quinta-feira, dia 30 de março, com distribuição da Vitrine Filmes. 

Lançado exclusivamente no Acre na semana passada, o filme fez um enorme sucesso, com salas lotadas em sua pré-estreia, e também ficou entre as três melhores médias da semana, junto de "John Wick 4: Baba Yaga" e "Shazam! Fúria dos Deuses". Houve, ainda, a promoção de sessões solidárias com doações para as vítimas das enchentes em Rio Branco.

O filme retrata o lado urbano da cidade de Rio Branco, trazendo personagens cujas vidas são marcadas pela mudança da rota do tráfico que começa a passar pela região. O roteiro, assinado por Carvalho, Camilo Cavalcante e Rodolfo Minari, parte de um livro homônimo escrito pelo diretor. Mas, como ele mesmo deixa claro, livro e filme são coisas distintas: "A gente fez uma adaptação da linguagem literária para a linguagem cinematográfica em um outro ponto que é importante também colocar, porque tanto o livro quanto o filme falam de uma periferia amazônica". Assista ao trailer: 

Fazer o primeiro longa na região foi um desafio para Carvalho. O diretor nasceu no Rio, mas foi radicado no Acre, onde fundou sua produtora, a Saci Filmes: "Tivemos de encontrar um modelo de produção com profissionais muito experientes de todo o Brasil, mas que fosse adequado para o tamanho de orçamento que a gente tinha". 

O cineasta também destaca que, ao situar a trama numa Amazônia urbana, o filme apresenta um lado da região pouco mostrado no cinema. E uma das questões centrais é a identidade brasileira. "É uma grande pauta que o Brasil vive hoje, de reafirmação de suas culturas originárias, de seus povos tradicionais", reforça o diretor. 

Campanha 

Atingida pelas fortes chuvas, e debaixo d'água, a produtora Saci Filmes se une à divulgação das campanhas em prol das vítimas da enchentes. As doações podem ser feitas para o PIX: 01.709.293/0001-43, que é o CNPJ da ASMAC. As doações presencias podem ser entregues no Fórum Barão Rio Branco (sala da ASMAC), Cidade da Justiça (guarita) e sede do Tribunal da Justiça do Acre (guarita).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui