FLO TV terá time shift e interatividade até o fim do ano

A FLO TV, subsidiária da Qualcomm que opera uma rede de broadcast de TV móvel usando o padrão MediaFLO, lançará ainda este ano as funcionalidades de time shift e interatividade sobre seu serviço nos EUA. Em ambos os casos serão usadas as redes das operadoras móveis para a comunicação enviada pelos aparelhos dos usuários. A parte de interatividade será lançada dentro de algumas semanas pela AT&T e inclui votações, publicação de comentários sobre a programação e propaganda personalizada. A funcionalidade de time shift, que consiste na possibilidade de o usuário pausar um programa ou assistir com atraso a algo que já foi ao ar, virá até o fim do ano.
Outra novidade na estratégia da companhia é o forte investimento em mídia. Recentemente foi ao ar nos EUA um comercial de TV em que o garoto propaganda era o capitão da seleção norte-americana de futebol, aproveitando o gancho da Copa do Mundo. A Qualcomm percebeu a necessidade de não depender somente das operadoras móveis para divulgar o serviço, explica o presidente da FLO TV, Bill Stone.
Dados
A FLO TV opera com a frequência de um canal UHF na faixa de 700 MHz nos EUA. A empresa construiu e opera uma rede de broadcast presente nos 112 maiores mercados daquele país, cobrindo uma população de 208 milhões de pessoas, mas ainda tem números pouco expressivos de clientes, segundo analistas. Duas operadoras móveis disponibilizam o serviço para seus usuários através do modelo de assinatura: a Verizon, desde 2007, e a AT&T, desde 2008. Cada uma tem um line up com 20 canais. Mais recentemente a FLO TV iniciou a venda direta para o consumidor, através de produtos como uma TV portátil e TVs veiculares. A empresa não divulga seu número total de assinantes, mas informa que o tempo médio deles assistindo à FLO TV é de 30 minutos por dia. "Isso é mais do que a média de minutos de voz", compara Stone.
Internacional
A FLO TV realizou diversos testes na Ásia e na Inglaterra, sempre com parceiros locais. A primeira operação comercial no exterior poderá ser no Japão: dentro de duas semanas sairá o resultado de um leilão para uma licença através da qual o serviço poderá ser implementado. A FLO TV apresentou proposta em parceria com a operadora KDDI.

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