O supermercado é um dos principais locais frequentados pelas pessoas que, muitas vezes, não percebem que há vida por trás dos trabalhadores destes locais. Esta é a temática do documentário "Meu Querido Supermercado", que a GloboNews exibe neste domingo, dia 31 de julho, às 23h. Inédito na televisão, o longa-metragem brasileiro tem direção de Tali Yankelevich e retrata o cotidiano dos funcionários de um desses estabelecimentos. Entre os corredores, caixas e as mercadorias, os indivíduos expõem medos e angústias, além de anseios sobre suas respectivas vidas pessoais.
Seis funcionários de um supermercado, localizado na Grande São Paulo, dão voz aos personagens do documentário. Ao todo, quatro homens e duas mulheres que, diariamente, desempenham as mesmas funções, falam sobre suas personalidades, preferências e as relações no mercado de trabalho e entre os colegas, além da invisibilidade que vivenciam.
Para Tali Yankelevich, o ambiente de um supermercado possibilitou ter uma ampla visão para confecção do documentário. "Encontrei ali todos os elementos para compor uma história: drama, poesia, humor, transcendência, conflitos existenciais e musicalidade", afirma a diretora do filme.
O documentário "Meu Querido Supermercado" foi exibido em 11 eventos internacionais, entre eles, o MoMA Doc Fortnight, a mostra do museu de arte moderna de Nova York, e o Visions du Réel, na Suiça. No Festival Internacional de Cine de Guadalajara, no México (2020), o longa recebeu Menção especial do júri e no Indie Memphis Film Festival, nos EUA (2020), ganhou Prêmio do júri e da audiência como melhor filme de estreia.