BrLab promove edição online entre os dias 4 e 22 de outubro

O BrLab é um evento anual destinado a futuros filmes em fase de desenvolvimento e financiamento e à formação de profissionais do setor audiovisual. Sua 11ª edição será realizada de 4 a 22 de outubro de 2021, em formato online.

Além dos workshops exclusivos para profissionais selecionados, o evento promove diversas atividades abertas ao público, transmitidas gratuitamente pela internet.  Serão 15 lives abertas onde roteiristas, diretores, produtores e players irão compartilhar experiências e debater ideias com o público. A programação é voltada para profissionais e pessoas interessadas em cinema – basta se inscrever no site para participar. 

A programação discute o mercado audiovisual atual em diferentes eixos e reflete sobre este momento tão peculiar da indústria. A agenda é dividida entre BrLab Features, BrPlot e Reach, conforme o tema.

Lançamento de livro

Além das atividades programadas, o BrLab também lança o livro com o roteiro do filme "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra, com prefácio inédito escrito por Fernanda Torres e conteúdo exclusivo dos bastidores do filme que inclui uma conversa entre equipe e elenco promovida especialmente para o registro no livro. 

O filme participou da primeira edição do laboratório, em 2011, e o anúncio do livro dá continuidade à coleção "Roteiros do Cinema Brasileiro" criada pelo BrLab em 2019 com a publicação do roteiro de "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert. O lançamento acontece em parceria com o CineSesc no dia 5 de outubro, às 19h30, e a live tem presenças confirmadas de Leandra Leal, Juliano Cazarré e Milhem Cortaz, além do próprio Fernando Coimbra e equipe do filme.  

BrPlot – Encontro de Roteiristas e Reach – Questões de Audiência 

A programação aberta ao público reúne discussões e painéis que abordam os campos do roteiro, da distribuição, da coprodução e financiamento de obras audiovisuais.

A partir da parceria entre BrLab e ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), com curadoria de Gustavo Gontijo, Maíra Oliveira e Thiago Dottori, a 5ª edição do BrPlot – Encontro de Roteiristas promove uma série de mesas dedicadas à narrativa e ao mercado de roteiristas no Brasil e no mundo. Já a programação do Reach – Questões de Audiência tem a curadoria de Talita Arruda e reúne mesas que abordam questões relacionadas à circulação, consumo e audiências para conteúdo audiovisual. 

Programação

A agenda tem início no dia 4 de outubro, segunda-feira, às 19h, no YouTube do BrLab, com a live Do Roteiro ao Lançamento: Narrativa e Audiência em "Medida Provisória", sobre o filme que marca a estreia de Lázaro Ramos como cineasta. Ramos conversará com o roteirista Elísio Lopes Jr. e a distribuidora e cineasta Anna Andrade para compartilhar detalhes do processo de desenvolvimento do roteiro até o desenho de audiências e estratégias de campanha de distribuição do projeto.  

No dia 5, terça, às 19h30, BrLab e CineSesc realizam a live de lançamento do livro "O Lobo Atrás da Porta", que reúne roteiro e curiosidades sobre o filme premiado de Fernando Coimbra. Apresentado pela jornalista Flávia Guerra, o bate-papo entre diretor e elenco acontece ao vivo no Instagram (perfis do BrLab e do CineSesc SP). Com prefácio inédito de Fernanda Torres, "O Lobo Atrás da Porta" está à venda no site do BrLab e Fernando Coimbra assinará cada uma das unidades vendidas durante a live de lançamento.

No dia 6, quarta, às 19h, acontece o debate "True Crime – A ética na adaptação de crimes reais", que aborda o universo dos filmes e séries baseados em casos reais, que são sucesso de público há muito tempo. Para discutir algumas dessas ideias e falar mais sobre as questões envolvidas no gênero true crime, estarão presentes o roteirista e escritor Raphael Montes, roteirista dos filmes "A Menina que Matou os Pais" e "O Menino que Matou meus Pais" e da série "Bom dia, Verônica"; a roteirista Tainá Muhringuer, da equipe de roteiro de "O Caso Evandro", e a advogada Paula Vergueiro, que serão mediados pelo roteirista Michel Carvalho.

No dia 7, quinta, serão realizados dois debates. O primeiro, às 17h, discute a questão da Cinemateca Brasileira, a preservação audiovisual e a construção de novas audiências para os filmes preservados em arquivo. Na conversa, estarão reunidos a curadora e preservadora audiovisual brasileira Inês Aisengart, o coordenador da plataforma profissional do Festival de Locarno e do Programa Locarno Heritage Markus Duffner, a educadora audiovisual e pesquisadora Adriana Fresquet e a diretora da Cinemateca Argentina, Paula Félix Didier, com moderação da cineasta Paula Astorga, ex-diretora da Cinemateca Mexicana. O segundo, às 19h, trata do tema Dramaturgia e Roteiro, reunindo as roteiristas e autoras teatrais Adriana Falcão, Maria Shu e Renata Mizrahi, que discutirão questões inerentes às artes dramáticas e às adaptações teatrais. A moderação é de Belisa Mofeoli.

As atividades seguem com a mesa sobre Design de Audiência "Análise de Sentimentos: Estudando as audiências a partir dos dados", no dia 8, sexta, às 15h, que visa compartilhar algumas experiências no campo das estratégias de engajamento e diálogos com os públicos e no estudo das audiências a partir de pesquisas e coleta de dados mais consistentes e claras, para construir a partir de hábitos, parâmetros de mensuração e aferição das formas de consumo dos públicos.

A mesa "Festivais – Desafios, oportunidades e audiências", programada para o dia 11, segunda, às 15h,reúne as programadoras e curadoras dos festivais de Locarno, Mar del Plata, Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul e Doc Lisboa para abordar o trabalho de curadoria e programação de festivais, que traz desafios constantes na busca por novos filmes e novas vozes e pontos de vistas plurais em um espaço que deve ainda carregar uma identidade e se comunicar com um público e que enfrentou durante a pandemia a necessidade de se reinventar.  

No dia 13, quarta, às 19h, o BrLab promove o encontro "Roteiros Publicados, Experiências Compartilhadas" entre os cineastas André Novais Oliveira, Beatriz Seigner e Fernando Coimbra, moderados pela roteirista Carol Rodrigues, para falar dos roteiros de seus filmes "Temporada", "Los Silencios" e "O Lobo Atrás da Porta", respectivamente, lançados por editoras diferentes e que trazem consigo verdadeiros manuais de escrita e realização.   

No dia 14, quinta, às 17h, a programação aborda "O Papel do Showrunner",explorando a definição de showrunner, uma figura fundamental na produção para TV e que é a pessoa responsável pelo projeto como um todo, desde o roteiro até a finalização. Mas quais são as qualidades necessárias a um roteirista para se credenciar como um showrunner? Para responder essas e outras perguntas, o evento convida o premiado produtor e roteirista Jeff Melvoin, recentemente produtor executivo da terceira temporada de "Killing Eve". Melvoin também é professor e foi responsável pela criação do Programa de Treinamento de Showrunners da Writer's Guild of America, o sindicato de roteiristas dos Estados Unidos. 

No dia 18, segunda, às 19h, para encerrar o BrPlot, roteiristas de séries e programas de humor e também do portal O Sensacionalista participam da mesa "Dá pra rir ou pra chorar? Os caminhos do humor depois da pandemia."  Diante de tudo que passamos no último ano, ainda há espaço para o riso? Como ter forças para fazer rir num momento tão aparentemente apocalíptico para o planeta? A crise no humor não é nacional: 2021 é historicamente o ano onde a TV americana menos estreia comédias. Para falar sobre o tema estão reunidos Nathalia Cruz, roteirista do Porta dos Fundos; Martha Mendonça e Nelito Fernandes, do site O Sensacionalista; Otavio Chamorro, roteirista de vários programas e vice-presidente da ABRA; moderados pela atriz, roteirista e escritora Tatá Lopes.

A programação aberta será disponibilizada no YouTube do BrLab. Para receber o link da live, é necessário se inscrever no site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui