Vitória e Minas Gerais formam parceria para a produção de documentários

Foi anunciado durante mesa-redonda realizada no 12º Vitória Cine Vídeo, que acontece entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, no Espírito Santo, uma parceria que deve viabilizar cinco novos documentários na região de Vitória e em Minas Gerais dentro do projeto DocTV.
A parceria, formada por Rede Minas e TVE Espírito Santo, com o apoio da ABD regional e do Curta Minas, buscará articular a captação de recursos para a realização de cinco documentários, sendo três em Minas e dois em Vitória, além dos já previstos no projeto (dois para Minas e um para Vitória).
O DocTV é um projeto de fomento à produção e à difusão do documentário brasileiro, de parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a TV Cultura e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas (Abepec) com o Apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), lançado com o objetivo de regionalizar a produção de documentários, incentivar a parceria dos produtores independentes com as televisões públicas e viabilizar a distribuição da produção nacional e internacionalmente. O projeto garante a escolha e produção de 35 documentários a cada edição, sendo que, até o momento, 65 títulos já foram contemplados. Os projetos selecionados recebem R$ 100 mil cada, sendo 80% do Ministério da Cultura e 20% das televisões públicas daquela região. ?A nossa meta é a autosustentabilidade do programa. Para isso, contamos com um fundo, que absorve 55% do valor de cada documentário comercializado?, explicou Orlando Senna, secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, que afirmou que espera ter, ao final de 2006, ao menos 130 filmes produzidos.
A terceira edição do DocTV acontece em janeiro. Em março terá início o concurso do programa DocTV Ibero-Americano, que conta com a união de 13 países latino americanos mais Portugal e Espanha.

Vitória Cine Vídeo

A 12ª edição do evento apresenta os 101 selecionados da IV Mostra Competitiva Nacional de vídeos e filmes de curta e média-metragem. Além dos curtas, o público poderá assistir a cinco longas-metragens inéditos no Espírito Santo.
O festival conta também com palestras, debates, oficinas, 6º Festivalzinho de Cinema (apresentação de filmes e vídeos em escolas do ensino fundamental da rede pública de Vitória) e Cine Galpão Itinerante (exibições de curtas em cinco bairros de Vitória).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui