Telefilme baiano "Beleza da Noite" aumenta audiência da Globo em Salvador em 28%

Cena do telefilme regional "Beleza da Noite" (Foto: Divulgação)

(Atualizado às 16h45 de 31 de janeiro de 2023) A produção baiana "Beleza da Noite", coprodução Globo Filmes e Movida Conteúdo com direção de Cecília Amado e Dayse Porto, foi ao ar na última segunda-feira, dia 23 de janeiro, na TV Globo, e aumentou em 28% a audiência de Salvador. No Brasil, o número subiu para 4%. Já em São Paulo, o crescimento foi de 3%. Os dados foram obtidos a partir da comparação com os índices de audiência das quatro últimas segundas-feiras. 

"Beleza da Noite" foi a primeira obra de uma série de telefilmes de fora do eixo Rio-SP a ser exibida na "Tela Quente" em 2023. Em suas primeiras edições do ano, o programa vai reproduzir outros cinco projetos coproduzidos pela Globo Filmes em parceria com outras produtoras, suas emissoras de fora do eixo Rio-SP e afiliadas. 

Na trama, Michellini (Larissa Luz) trabalha como babá e decide dar de presente uma boneca para a filha de sete anos, Suellen (Mayana Aleixo). No entanto, a menina escolhe uma boneca branca ao invés de uma de pele preta. Michellini começa a se questionar sobre a beleza negra e a autoestima do povo preto, até que é convencida por duas amigas a participar do Concurso da Beleza Negra do Ilê Aiyê. Assim, ela acredita que pode mudar a impressão que Suellen tem sobre a beleza de seu povo. 

Regionalização

A exibição de telefilmes nas variadas regiões, explica a Globo Filmes, tem o objetivo de valorizar a diversidade brasileira, profissionais e talentos locais, além de atingir diversos públicos e interesses. Por meio deste projeto, que já tem cinco anos, a Globo Filmes ressalta a cultura e a comunidade de outras regiões do Brasil, envolvendo mais de 250 talentos. Já foram desenvolvidos projetos nos estados Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Ao todo, já foram recebidos e avaliados mais de 300 projetos, com 14 telefilmes exibidos na televisão, sendo quatro deles em rede nacional. 

Nesta segunda-feira, dia 30 de janeiro, será exibido "Fuga de Natal", do Distrito Federal, dirigido por Gui Campos, com produção da Gancho de Nuvem e Lumiô Filmes. Já em fevereiro, a programação contará com quatro filmes. "Baião de Dois", do Ceará, com direção de Allan Deberton e André Araújo e produção da Deberton Filmes; "Amor ao Quadrado", do Distrito Federal, dirigido por René Sampaio e produzido pela Barry Company; "Guerra da Tapioca", de Fortaleza, com direção de Wislan Esmeraldo e Luciana Vieira com produção da Tardo Filmes; e "A Presepada", de Recife, que tem direção de Rodrigo César e produção da ZQuatro Studio. Todos os cinco filmes também foram coproduzidos pela Globo Filmes.

Retificação

O título original desta matéria, "Telefilme regional 'Beleza da Noite' aumenta audiência da Globo em Salvador em 28%", foi modificado, assim como partes do texto, após uma provocação para um debate feita pela diretoria da Conne – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste, entidade que reúne empresas produtoras, produtores e realizadores de conteúdo da macrorregião Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Em carta a TELA VIVA, a diretoria da Conne argumenta que "o adjetivo (regional) se torna um rótulo e esconde um preconceito que infelizmente ainda orienta grande partes das nossas políticas públicas e decisões de mercado no setor audiovisual, isto é, a ideia de que existiriam duas 'classes' de produção audiovisual no Brasil: a produção feita no Eixo Rio-São Paulo e a produção feita em outros lugares e que é chamada de 'regional'".

A intenção com esta matéria era, justamente, apontar a força do conteúdo nacional criado e produzido fora do eixo responsável pela maior parte do volume de produção. Ao divulgar tal novidade, claramente a Globo Filmes também tinha esta intenção. No entanto, de fato, o termo "regional" é amplamente usado no setor, inclusive na definição de políticas de fomento e financiamento público. Este noticiário concorda que se trata de um rótulo que pode e costuma carregar um pré-julgamento e por isso fez a correção. (Fernando Lauterjung)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui