Foi lançado nesta terça-feira, dia 30 de abril, um edital de prêmio de exibição de curtas-metragens mineiros. Direcionada a produções realizadas no interior de Minas Gerais, o programa vai selecionar e premiar filmes produzidos nas diversas regiões do estado. A iniciativa é da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), por meio da Rede Minas.
A ação tem como objetivo promover e ampliar o alcance de obras audiovisuais de curta-metragem de realizadores do interior do estado de Minas Gerais, democratizando e ampliando o acesso à cultura e potencializando a difusão da produção audiovisual descentralizada. As obras inscritas devem atender aos critérios de interiorização, terem o formato de curta-metragem – de cinco a 25 minutos de duração – e realizadas a partir de 2019, com temática e gênero livre. O edital contemplará dez propostas. Cada obra premiada recebe R$ 6 mil.
Os filmes selecionados passarão a fazer parte de um banco de obras e vão ganhar visibilidade com a inclusão no catálogo da plataforma gratuita de streaming EMCplay. As obras podem, também, serem veiculadas na Rede Minas, de acordo com a disponibilidade na grade de programação.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 19 de junho. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas com residência ou sede comprovadas no interior de Minas Gerais. As obras produzidas na capital e nas cidades localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte não estão contempladas nesse edital.