Elo Studios, Viralata e Telecine dão início às filmagens de "Avenida Beira-Mar"

Andréa Beltrão (Marta) e Milena Pinheiro (Rebeca), em “Avenida Beira-Mar” (Frame: Luis Abramo)

Começaram nesta semana as filmagens de "Avenida Beira-Mar", longa-metragem de Maju de Paiva e Bernardo Florim. O filme trata da amizade entre Rebeca (Milena Pinheiro) e Mika (Milena Gerassi), duas meninas de 13 anos de idade que se tornam inseparáveis.

As atrizes Andréa Beltrão e Isabel Teixeira fazem parte do elenco e darão vida à Marta e Viviane, mães de Rebeca e Mika. Com produção da Elo Studios e coprodução da Viralata e do Telecine, o longa conta com filmagens em Niterói, Rio de Janeiro, e pretende discutir a questão da diversidade de gênero. As duas meninas têm muito em comum e estão em busca de seu lugar no mundo, apesar de lutarem batalhas diferentes. Os adultos não verão com bons olhos a proximidade entre elas. Em 1998, o mundo está prestes a se abrir para as garotas.

"O projeto parte do desejo de ressignificação do gênero 'coming of age'. Durante muito anos fomos bombardeados com uma imagem dourada da infância e da adolescência, pautada sempre por filmes estadunidenses. Acredito que agora seja um tempo de encontrarmos novas protagonistas, que têm problemas mais próximos aos nossos e que se unem justamente porque encontram pertencimento uma na outra e juntas não se sentem tão desajustadas assim. E eu acredito que o cinema seja uma ferramenta poderosa justamente por isso. O cinema nos dá a possibilidade de nos identificarmos, mas também de empatizarmos com experiências diferentes das nossas. A história de Mika, Rebeca e Marta é sobre o que temos em comum, não sobre nossas diferenças", diz Maju.

"A infância é um período de testes, uma época de aprendizado na qual formamos nossa visão de mundo. Preconceitos de cor, raça e gênero não estão cristalizados no imaginário das crianças. 'Avenida Beira-Mar' é uma parábola sobre os conflitos entre o mundo adulto e o infantil", completa o diretor, Bernardo Florim.

"Avenida Beira-Mar" faz parte do Selo ELAS, iniciativa da Elo Studios que visa fomentar o cinema feito por mulheres, na intenção de contribuir para a equidade de gênero no audiovisual, e foi o vencedor do Prêmio Selo ELAS Cabíria Telecine 2020. Como parte do prêmio, o Telecine fez uma pré-compra do filme, entrando no projeto desde o início, como parceiro. 

O longa tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024.

Além do início desta produção, ainda em 2023, a Elo Studios deve distribuir nos cinemas os longas "De Repente, Miss!", com Fabiana Karla e Giulia Benite, e "Viva a Vida", com Thati Lopes. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui