GloboNews exibe dois documentários inéditos na TV neste final de semana

Cena do documentário "Wagner - o exército particular de Putin" (Foto: Divulgação)

A história do grupo Wagner, que se rebelou contra o governo Putin recentemente, é narrada em documentário inédito no Brasil que será exibido pela GloboNews neste sábado, dia 1º de julho, às 23h.  O grupo de mercenários, liderado por Yevgeny Prighozin, se envolveu diretamente na guerra na Ucrânia nos últimos 14 meses, assumindo ações a favor da Rússia. Para entender esse elo no sistema militar russo, o documentário "Wagner – o exército particular de Putin" entrevista três mercenários que lutaram nas fileiras de Wagner. 

Eles fornecem informações sobre o fundador da milícia, Dimitri Outkine, um admirador do Terceiro Reich e da ideologia nazista. O depoimento desses três mercenários joga luz sobre o caráter problemático do atual chefe de Wagner, Yevgeny Prigozhin, que agora ofusca o ministro da Defesa russo, a quem critica abertamente. 

Já no domingo, dia 2, estreia na faixa de documentários, às 23h, o filme premiado "Sinfonia de um homem comum", de José Joffily, que narra a história do diplomata José Mauricio Bustani. Primeiro diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), entre 1997 e 2002, Bustani tentou impedir a invasão ao Iraque pelos Estados Unidos, durante o governo de George W. Bush, e acabou demitido por pressão dos americanos. Produzido pela Coevos Filmes em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil, o longa participou dos principais festivais da categoria no Brasil e no mundo, tendo passado, por exemplo, pelo 35º Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, o IDFA. 

O documentário "Wagner – o exército particular de Putin" será exibido no "GloboNews Especial" neste sábado, dia 1º, às 23h, e reprisado no domingo, às 17h. Já o longa "Sinfonia de um homem comum" vai ao ar no domingo, dia 2, às 23h, na GloboNews. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui