Plataforma de informação facilita a direção das produções audiovisuais adaptadas da Literatura

Está chegando ao mercado, em formato de relatórios semanais com assinatura, um novo serviço de informação que conecta o mercado dos livros ao mercado audiovisual, trazendo novidades – dos clássicos às pré-vendas – ao conhecimento de produtoras, emissoras, roteiristas e diretores de TV, cinema, streaming e áudio, o Gancho Curadoria.  

Aproveitando a experiência de anos de mercado editorial e de audiobooks, ao se especializar em publicar obras antes de suas adaptações como a série "Game of Thrones" e os blockbusters "Marley & Eu" e "Jogador Nº 1", entre outros, Mariana Rolier, sócia fundadora do Gancho, decidiu tornar seu ponto de vista acessível ao público interessado pelo serviço. "O que nos motivou a criar o produto foi oportunidade de encurtar o caminho entre as produções literárias e as telas, compilar o que interessa numa fonte confortável", comenta Mariana. 

O primeiro relatório trata de dois assuntos em ascensão do mercado de entretenimento e que podem ser valorizados por um amplo público no audiovisual: o primeiro é a redescoberta da identidade brasileira que, em tempos de crise, parece ser uma fonte da juventude de uma geração que está à porta do país, revendo, conectando e assumindo o que é ser brasileiro. Novelas como "Mar do Sertão" e o remake de "Pantanal" e filmes como "Bacurau" e "Marte Um" são provas desta busca. "Trazemos uma crítica do roteiro de audiodrama 'Cangaço – a lei do cão', que parece um 'Mad Max' do sertão, e uma reflexão com a possibilidade de adaptação de 'Vidas Secas' – que em breve estará em domínio público", conta. 

Esta edição de lançamento, que foi pensada para o mercado brasileiro, trará também um clipping de notícias de compra e venda do mercado internacional e matérias e lançamentos de editoras, com a intenção de compartilhar conhecimento e expandir as adaptações literárias para novas plataformas.  

Assim como as editoras recebem relatórios de scouts sobre o mercado internacional, o Gancho oferece relatórios semanais aos assinantes, com indicações sobre livros importantes para adaptação, lançamentos e novidades sobre aquisição de direitos, além dos relatórios de cobertura de feiras importantes como Frankfurt Book Fair, London Book Fair, Flip e Bienais. A assinatura custa R$19,90 e o assinante recebe os relatórios todas as sextas-feiras. 

Segundo Eduardo Brand, sócio da curadoria, que vem do mercado audiovisual, o produto preenche uma lacuna que ele considera extremamente útil aos produtores e diretores, que é a tomada de decisão. "Muitas vezes, é difícil decidir em que direção apostar para realizar um filme, as possibilidades sempre são muitas", afirma. 

Além do público de produtoras de TV de todos os portes, a plataforma dá boas-vindas também ao mercado editorial – portanto, editores que quiserem ter seu catálogo avaliado para a publicação de críticas podem participar enviando à equipe do Gancho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui