Festival gratuito exibe curtas de animação produzido por jovens de baixa renda do Rio

Turma de 2019 do Estúdio Escola de Animação (Foto: Bruno Crespo)

A Biblioteca Parque Estadual, no Centro, no Rio de Janeiro, irá sediar o Festival Estúdio Escola de Animação 10 anos neste sábado, dia 4 de fevereiro. Gratuito, o evento celebra o 10º aniversário do programa que vem transformando a vida de jovens artistas do Rio através do ensino de animação e contará com exibição de curtas produzidos pelos alunos, além de uma programação diversa. Uma iniciativa de cunho cultural, técnico, estético e social que aposta fortemente na capacidade criativa e autoral de jovens talentos. 

Com quatro prêmios por curtas produzidos, o programa se dedica a qualificar a empregabilidade de jovens através da linguagem da animação. Feira de artes, workshops, avaliação de portfólios com profissionais convidados do Copa Studio e Combo Studio, exibição de filmes produzidos por estúdios brasileiros e curtas-metragens produzidos pelos alunos do Estúdio Escola, além da edição especial do "Papo Reto" – com participação de Zé Brandão (Copa Studio), Marcelo Pereira (Combo Studio), Paulo Muppet (Birdo Studio), Deley (Mandabusca), Cecília Ramos, Luiza de Souza, Silva João, Célia Catunda, Marcelo Marão e Andrés Lieban – fazem parte da programação. 

Segundo Zé Brandão, sócio-diretor do Copa Studio e diretor criativo do programa, o ponto de partida para a criação do Estúdio Escola de Animação (EEA) foi a compreensão quanto a urgência de profissionais qualificados no mercado da animação. "Quando cursava o segundo grau, não sabia o que ia fazer da vida. Foi muito importante quando um ilustrador de livros foi na minha escola. Anos depois, já no mercado – ainda como animador – pensei que seria importante ir nas escolas e mostrar para esses jovens que a animação era uma oportunidade real de profissão", ressaltou. Foi com essa  passagem pelas unidades escolares, que começou a parceria entre Baluarte Cultura, que realiza o Estúdio Escola de Animação, e o Copa Studio.

Desde 2012, o Estúdio Escola fomenta o mercado de animação do país através da educação profissionalizante, seja por meio de formação presencial gratuita ou cursos livres online com preços acessíveis. Com o objetivo de promover ainda mais diversidade e inclusão, nos últimos três anos, por exemplo, 80% dos alunos qualificados durante a formação gratuita são mulheres e pessoas negras.

O Estúdio Escola de Animação é patrocinado pelas empresas Wilson Sons e GLP, com copatrocínio da Sotreq e tem apoio da TK Elevator e Luxor Group por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Também é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura com apoio das empresas  WSUT, Atlas e do grupo Arjo, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS – e conta com a parceria institucional da empresa canadense de software de animação Toon Boom Animation.

O evento deste sábado acontece das 9h30 às 20h e tem entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados via Sympla – sujeito à lotação. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui